A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis, participa da 88ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), que começou nesta segunda-feira (3/11) e segue até a quarta-feira (5/11), no Rio de Janeiro. O evento é um dos principais fóruns sobre gestão urbana do país, reunindo gestores municipais de todo o Brasil para debater políticas públicas prioritárias.
Acompanhada do vice-prefeito e gestor da Secretaria de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), Mateus Reis, a chefe do Executivo participou de diversas agendas, um dos destaques, neste primeiro dia, foi a apresentação do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que estabelece a contratação de projetos de transporte público, abrangendo 21 regiões metropolitanas, entre elas a Região Metropolitana de Salvador (RMS), que inclui a cidade de Lauro de Freitas.
Débora Regis enfatizou a relevância do apoio técnico e financeiro do banco para impulsionar soluções. “A mobilidade é um dos principais desafios das cidades brasileiras. Discutir o tema ao lado de gestores de todo o país e do BNDES é uma oportunidade de fortalecer parcerias e buscar soluções que tornem o transporte público mais eficiente, sustentável e acessível para todos”, declarou.
A gestora acrescentou ainda que o encontro é um passo importante para inserir Lauro de Freitas no diálogo nacional sobre políticas públicas que promovam qualidade de vida para a população.
Nos próximos dias, as reuniões da FNP ainda irão abordar temas como: transição energética, saneamento básico, políticas de habitação, inovação tecnológica e fortalecimento da gestão municipal e reforma tributária. O encontro serve de espaço para a troca de experiências e fortalecimento dos municípios.
A 88ª Reunião Geral da FNP é realizada de forma integrada com a Cúpula Mundial de Prefeitos da COP30, ampliando o protagonismo dos municípios nas negociações climáticas globais. Até o dia 5 de novembro, os gestores irão debater uma ampla pauta, incluindo a Plenária Internacional de Prefeitas.
Foto: Divulgação/PMLF







