5 de novembro de 2025
  • :
  • :

Salvador vence prêmio internacional de sustentabilidade da Bloomberg e C40 com programa Recicla Capital

Salvador vence prêmio internacional de sustentabilidade da Bloomberg e C40 com programa Recicla Capital

Salvador recebeu, na noite desta terça-feira (4), o prêmio Local Leaders Awards 2025, promovido pela Bloomberg Philanthropies em parceria com o C40 Cities, por conta da iniciativa Recicla Capital. O programa da Prefeitura foi o vencedor na categoria “Soluções Sustentáveis para Resíduos” (Sustainable Waste Solutions, em inglês), que reconhece políticas e programas que enfrentam o desafio dos resíduos sólidos urbanos com impacto ambiental e inclusão social.

A cerimônia de premiação foi realizada no Rio de Janeiro, durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, e contou com a presença do prefeito Bruno Reis, que recebeu o troféu das mãos do prefeito de Londres, Sadiq Khan. O chefe do Executivo está na capital fluminense ao lado do titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, e de outras autoridades municipais.

Esta é a primeira vez que Salvador figura entre as finalistas e, portanto, também a primeira vez que conquista o prêmio, marcando um feito histórico para a capital baiana no cenário global de sustentabilidade urbana. O prêmio foi concedido ao programa Recicla Capital, desenvolvido pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), na categoria “Soluções Sustentáveis para Resíduos” (Sustainable Waste Solutions).

“Esta é uma semana de muitas conquistas para a nossa cidade. Primeiro, fomos a única cidade da América Latina a figurar entre as 11 cidades do mundo que conseguiram reduzir mais de 30% a emissão de gases do efeito estufa. E hoje, numa noite histórica aqui no Rio de Janeiro, recebemos esse prêmio das mãos do prefeito de Londres, que é uma das capitais do mundo, em reconhecimento a Salvador e ao nosso programa Recicla Capital para o tratamento dos resíduos sólidos”, afirmou Bruno Reis.

O prefeito destacou ainda o sucesso e o potencial de expansão da iniciativa. “O Recicla Capital é um projeto que vem sendo um verdadeiro sucesso na nossa cidade, um programa que já é premiado e que com certeza se tornará um case de sucesso e será copiado por várias cidades do Brasil e do mundo. Estou muito feliz ao ver Salvador aparecendo entre as principais cidades do mundo, sendo premiada nesta noite. Este é o resultado de muito trabalho, de muita dedicação e, acima de tudo, de muito amor à nossa cidade. Então está aí, Salvador, nós merecemos esse prêmio”, completou.

O Prêmio Local Leaders reconhece os avanços climáticos mais ambiciosos, impactantes e centrados nas pessoas, conduzidos por cidades e governos locais nos últimos três anos. Em 2025, foram selecionados 26 finalistas entre mais de 160 projetos de 45 países, que demonstraram liderança local eficaz e inovadora na redução da poluição urbana, melhoria da qualidade de vida e geração de oportunidades econômicas.

O Recicla Capital estimula a coleta seletiva, remunera cooperativas de catadores e incentiva a população a trocar resíduos recicláveis por produtos e serviços, promovendo inclusão social, geração de renda e impacto ambiental positivo.

O titular da Secis, Ivan Euler, destacou a importância do prêmio como incentivo à ampliação das ações de sustentabilidade na capital baiana: “Ser reconhecido como vencedor do Local Leaders Climate Awards é uma honra imensa e um estímulo para continuarmos avançando. O Recicla Capital mostra que Salvador é capaz de inspirar o mundo com soluções locais de grande impacto ambiental e social. É um orgulho representar nossa cidade nesse cenário global”, declarou o secretário.

*Programa* – O Recicla Capital estimula a coleta seletiva, remunera cooperativas de catadores e incentiva a população a trocar resíduos recicláveis por produtos e serviços. O programa funciona com uma rede estruturada de 20 contêineres espalhados por diferentes bairros e pontos de troca, onde o cidadão pode entregar materiais recicláveis e acumular créditos para adquirir alimentos, produtos de higiene, serviços ou até vouchers em supermercados e aplicativos.

Pioneiro, o projeto garante remuneração direta de R$3 mil mensais às cooperativas de catadores pela gestão dos contêineres, fortalecendo o trabalho desses profissionais e promovendo inclusão social. Desde sua implantação, o programa ampliou significativamente o volume de recicláveis coletados seletivamente em Salvador, desviando quase 5 mil toneladas de resíduos do aterro sanitário e gerando mais de R$1,7 milhão em renda direta e indireta.

Criado em 2019 como projeto-piloto com o nome SO+MA Vantagens, o Recicla Capital já conta atualmente com cerca de 34 mil famílias cadastradas e 19 organizações sociais que podem receber doações dos pontos acumulados pelos cidadãos.

Desde a sua implantação, Salvador ampliou significativamente o volume de recicláveis coletados, beneficiando centenas de famílias e reduzindo a quantidade de resíduos destinados aos aterros. A iniciativa se soma a outros programas ambientais da cidade, consolidando a capital baiana como referência em políticas de sustentabilidade urbana na América Latina.

*Referência* – Nesta segunda-feira (3), Salvador conquistou destaque internacional ao ser reconhecida entre as 11 cidades do mundo que mais reduziram suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). A capital baiana foi a única cidade da América Latina a alcançar uma redução superior a 30% das emissões, resultado que a coloca ao lado de metrópoles como Paris, Londres, Sydney e São Francisco.

Os dados fazem parte do relatório “Past the Peak: Accelerating climate action in C40 cities”, publicado pela rede global C40 Cities, às vésperas da Cúpula do C40, também realizada no Rio de Janeiro. O estudo analisou dados até fevereiro de 2025 utilizando o padrão internacional GPC (Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emission Inventories) e aponta que 60 das quase 100 cidades da rede C40 já entraram em trajetória descendente de emissões.

Entre as ações da Prefeitura que contribuíram para essa conquista estão a substituição da iluminação pública por tecnologia LED, os programas IPTU Verde e IPTU Amarelo, o sistema BRT, a ampliação da infraestrutura cicloviária e a aquisição de ônibus elétricos, além da implantação do maior terminal de recarga de ônibus elétricos em área pública do país.

Nesta terça-feira (4), o prefeito Bruno Reis assinou a adesão de Salvador à iniciativa ‘Redução de Resíduos Orgânicos de Metano’ (LOW-M, na sigla em inglês), uma coalizão de organizações globais que busca diminuir as emissões de metano provenientes do setor de resíduos.

Foto: Divulgação/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *