Neste sábado (8), o hasteamento da Bandeira Azul marcará a renovação do selo internacional para a temporada 2025/2026 de duas praias de Camaçari: a da Espera, em Itacimirim, e do ParaÃso, em Guarajuba, reconhecendo os esforços e atividades realizadas prezando a recuperação e conservação dos ambientes naturais. A primeira cerimônia acontece à s 9h, na Rua 9, em Itacimirim; em seguida, à s 10h, será a vez do hasteamento no CondomÃnio ParaÃso, em Guarajuba.
Certificação socioambiental concedida anualmente a praias, marinas e embarcações de turismo, o Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) – Fundação para a Educação Ambiental na Europa, criada em 1985 na França. Com premiações iniciais em municÃpios europeus, a fundação se tornou internacional em 2001. No Brasil, o programa é operado pelo Instituto Ambientes em Redes (IAR) desde 2006.
Camaçari integra o programa desde 2019, quando a Praia ParaÃso recebeu a primeira premiação. Em 2020, além da renovação da praia de Guarajuba, houve a premiação da Praia da Espera, em Itacimirim.
Atualmente, o municÃpio demonstra seu compromisso contÃnuo com a sustentabilidade costeira, com mais quatro praias em fase piloto para solicitar aprovação em 2026. A Secretaria de Turismo (Setur) atua como setor apoiador do Bandeira Azul em Camaçari, juntamente com os comitês gestores das praias, que são essenciais para a manutenção de muitos dos 33 critérios exigidos.
O Selo internacional é concedido por meio de inscrição e cumprimento rigoroso de critérios que prezam pela gestão sustentável de praias. Os critérios são avaliados anualmente por um Júri Nacional e, posteriormente, pelo Júri Internacional.
Para obter o Selo, a gestão municipal deve se inscrever e cumprir a Fase Piloto por um perÃodo máximo de 2 anos. Este é o prazo para adequação e cumprimento dos critérios, que incluem documentos, planos, relatórios, exames de balneabilidade e atividades de educação ambiental. Após concluir a adequação, o municÃpio se submete à análise do comitê nacional e, posterior, ao júri internacional em Copenhague.
O Programa Bandeira Azul tem como objetivo principal promover e aumentar o envolvimento da sociedade como um todo para as questões socioambientais, ampliando a conscientização da sociedade e de gestores públicos para a proteção ambiental, em especial o ambiente marinho, fluvial e lacustre. Além disso, o programa busca provocar a resolução de conflitos e problemas, fazer uso de modelos sustentáveis nas áreas certificadas e ampliar o cuidado para todo o seu entorno.
Entre os benefÃcios estão a promoção da praia como um ambiente seguro, balneabilidade da água do mar regularmente testada, garantia de acessibilidade para necessidades especiais, limpeza constante da praia, área de restinga preservada, guarda-vidas em tempo integral e informação clara sobre as regras de conduta, além de alcançar o desenvolvimento sustentável local em Camaçari.
Foto: Divulgação/PMC







