5 de novembro de 2025
  • :
  • :

Camaçari reafirma vocação turística e fortalece parcerias com V Fórum de Turismo

Camaçari reafirma vocação turística e fortalece parcerias com V Fórum de Turismo

Com o tema “Quem vive, ama. Quem visita, jamais esquece”, o V Fórum de Turismo de Camaçari reuniu, nesta quarta-feira (5), no auditório do Vila Galé Marés, em Guarajuba, representantes do trade turístico, empreendedores, estudantes e amantes do setor para um dia de imersão, aprendizado e celebração. Promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), o encontro reafirmou o compromisso da cidade em consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural.

O fórum se tornou espaço fértil para troca de ideias e fortalecimento de laços. Palestras e painéis abordaram temas como Turismo LGBTQIAPN+, Ordenamento Turístico, Turismo Interno, Acessibilidade e Turismo 60+, traduzindo em conhecimento a pluralidade de públicos e experiências que compõem o cenário turístico camaçariense.

Representando o prefeito Luiz Caetano, a vice-prefeita, Pastora Déa Santos, falou sobre a importância do turismo como instrumento de inclusão e esperança. “Camaçari é feita de histórias e de afetos. Cada visitante leva consigo um pouco da nossa alma, e cada morador é guardião da beleza que temos. O turismo é, antes de tudo, uma forma de amar nossa terra e, por isso, precisamos despertar em quem é da região esse sentimento de pertencimento, para assim crescer em harmonia e abrir os braços ao mundo”, pontuou.

O titular da Setur, Patrício Oliveira, enfatizou que o fórum representa um marco de continuidade no fortalecimento do setor. “Estamos construindo um turismo consciente, sustentável e acolhedor. Esse evento é a prova de que o poder público e a sociedade civil podem caminhar juntos, com o mesmo propósito de transformar Camaçari em referência de hospitalidade e inovação”, afirmou o secretário.

Representando o titular da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), Maurício Bacelar, o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos do Estado, Celso Duarte Carvalho, realçou o caráter integrador do fórum. “O turismo é transversal, não se faz escolhas positivas sozinhos. Precisamos do apoio dos poderes públicos, mas não podemos deixar de ouvir os empresários e a comunidade local. E nós, da Setur, estamos sempre atentos a este paraíso que é Camaçari. Nossa participação aqui reafirma a parceria e o apoio do Governo do Estado no desenvolvimento humano, na geração de oportunidades e de pertencimento”, disse.

Rememorando a estreia de Camaçari na ABAV Expo 2025, em outubro, o gerente regional do Sebrae Bahia, Rogério Teixeira, destacou a importância de discutir e buscar melhorias para o setor. “Iniciativas como esse fórum integram o todo que está sendo construído, que toca a população que empreende, mas também a população trabalhadora do município. Camaçari, este ano, foi pela primeira vez para a ABAV, ganhando projeção no mercado, levando, inclusive, a riqueza rural da cidade, porque lá também se faz turismo. Estamos crescendo e precisamos estar preparados”, apreciou.

Entre os palestrantes, o consultor sênior da FGV, Artur Mattos, reforçou o papel da educação e da sensibilidade na construção de um destino turístico diferenciado. “O turismo vai além da visita. Ele é encontro, aprendizado e emoção. Camaçari tem em suas paisagens e em seu povo o maior patrimônio para atrair e encantar o mundo”, assegurou.

O público recebeu o evento com grande expectativa. A policial militar Elen Trindade, 42 anos, reside há cerca de 12 anos em Arembepe. Ao lado do marido, Cléssio Santana, ela possui algumas casas de temporada na região. “Vim morar na orla de Camaçari, na época por transferência do trabalho, e me apaixonei por esse lugar. Como empresária, posso dizer que o turismo, sobretudo em Arembepe, vive um novo momento, de cuidado mesmo. Fiz questão de estar aqui hoje, por acreditar no crescimento e na expansão da região”, avaliou.

Ao longo da programação, a cultura também teve seu lugar de destaque, com distintas apresentações artísticas, reforçando, sobretudo, o potencial junino da cidade, que durante o Camaforró reúne centenas de visitantes no Espaço 2000. Para o fórum, a Quadrilha Junina Fogueira Santa levou ao palco o calor da tradição e o vigor da juventude, reafirmando que o turismo se constrói também pela preservação das raízes culturais e pela valorização da identidade local.

O V Fórum de Turismo de Camaçari foi marcado pelo fortalecimento de uma nova etapa para o turismo da cidade. Com diretrizes fortalecidas, parcerias consolidadas e uma visão voltada para o futuro, o município reafirma o compromisso em transformar o setor em motor de desenvolvimento sustentável, orgulho local e símbolo de hospitalidade baiana.

Foto: Juliano Sarraf/PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *