A prefeita Débora Regis segue representando Lauro de Freitas no Rio de Janeiro. Após participar da 88ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), que reuniu lideranças municipais de todo o país para discutir o fortalecimento das administrações públicas locais, a gestora participou, nesta quarta-feira (5/11), da abertura oficial da Plenária Internacional de Prefeitas.
O evento, promovido em parceria com o Instituto Alziras e a ONU Mulheres Brasil, tem como foco a liderança feminina na gestão urbana e a construção de soluções locais alinhadas à agenda da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP30, que será realizada em Belém (PA). O encontro destacou o papel fundamental das cidades na implementação de soluções sustentáveis e equitativas.
Para Débora Regis, ouvir e valorizar as perspectivas das mulheres é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, representativa e democrática. “Este evento, que reúne gestoras do Brasil e do mundo, rompe barreiras históricas. Quando as mulheres ocupam espaços de decisão, ampliam-se as perspectivas sobre temas sociais e econômicos, garantindo que as políticas públicas sejam formuladas de forma mais inclusiva e sensível às reais necessidades da população”, destacou a prefeita.
A mesa oficial reuniu autoridades nacionais e internacionais, que apresentaram visões estratégicas conectando compromissos globais e políticas federais à ação local liderada por mulheres. Estiveram presentes na mesa da plenária: Márcia Conrado, presidente da Comissão de Prefeitas da FNP; Márcia Lopes, ministra das Mulheres; e Ana Carolina Querino, representante da ONU Mulheres no Brasil.
Ao lado do vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), Mateus Reis, Débora conversou com autoridades como o ministro das Cidades do Brasil, Jader Barbalho Filho; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e a advogada e cientista política, Gabriela Rollemberg, e ainda participou de muitos momentos de diálogo e troca de experiências entre cidades que tem o compromisso de proteger as pessoas e o meio ambiente.
Foto: Divulgação/PMLF







