O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza, nesta quarta e quinta-feira (5 e 6 de novembro), mutirão de atendimento itinerante em dois shoppings de Salvador, em comemoração à Semana do Jovem Eleitor. A ação é uma parceria entre o projeto TRE em Todo Lugar e o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e tem o objetivo de atender jovens de 16 a 24 anos de idade, especialmente estudantes da rede pública de ensino, reforçando a participação democrática cidadã.
O serviço será realizado na quarta-feira (5/11), das 9h às 16h, no Salvador Shopping (sala multiuso do IJCPM, estacionamento G2 – rosa). Já, na quinta (6/11), a atividade acontece das 10h às 17h, no Salvador Norte Shopping, na sala multiuso do Instituto, localizada no estacionamento G2 – rosa A.
Durante o mutirão, o público poderá realizar diversos serviços eleitorais, como emissão do primeiro título, cadastramento biométrico, revisão de dados cadastrais, regularização de situação eleitoral, transferência de local de votação e consulta de débitos eleitorais.
Para o atendimento, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado (emitido há até três meses). Homens que completam 19 anos em 2025 também devem apresentar o certificado de quitação militar.
Participação cidadã
De acordo com Silvana Caldas, assessora de Apoio Administrativo às Zonas Eleitorais e Atenção ao Usuário do TRE-BA (ASSZE), a iniciativa reforça o compromisso do Tribunal com a formação cidadã da juventude baiana, conectando-a com a Justiça Eleitoral e marca também a contagem regressiva para o fechamento do cadastro eleitoral de 2026, previsto para 6 de maio do ano que vem, prazo final para a realização de qualquer serviço prestado pela Justiça Eleitoral.
“Essas ações trazem a oportunidade para que jovens, que estão ingressando no mercado de trabalho, regularizem sua situação eleitoral com antecedência e exerçam a cidadania por meio do voto”, destacou Caldas.
Na Bahia, de acordo com dados do Portal de Estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 95.487 jovens eleitores, de 16 e 17 anos de idade, estão aptos a votar. Em Salvador, o número de adolescentes nessa faixa etária que pode exercer o voto é de 5.993.
O projeto TRE em Todo Lugar leva os serviços da Justiça Eleitoral para regiões com pouco acesso a internet ou postos fixos, enquanto o programa Conexão Empregabilidade, do Instituto JCPM, promove oficinas e palestras para preparar jovens para o mercado de trabalho.
Serviço
O quê: Mutirão de atendimento do TRE-BA em comemoração à Semana do Jovem Eleitor
Quando: 5/11, das 9h às 16h, e 6/11, das 10h às 17h
Onde: Salvador Shopping (5/11) e Salvador Norte Shopping (6/11)
Fonte: Silvana Caldas, assessora de Apoio Administrativo às Zonas Eleitorais e Atenção ao Usuário do TRE-BA
Foto: Divulgação







