“ACM Neto quer enganar quem com seu discurso vazio, atacando o governo?”, questiona o deputado estadual Rosemberg Pinto, líder da maioria na Assembleia Legislativa. O parlamentar se refere à ladainha do ex-prefeito em criticar as gestões petistas quando as de Neto e de seu sucessor Bruno Reis não são nenhum exemplo de excelência. “Muito pelo contrário”.
Em contraponto aos disparates ditos pelo vice-presidente do União Brasil em Itamaraju, condenando da boca pra fora sem nenhum fundamento os governos do PT pelos problemas de educação, saúde, segurança pública e desemprego, Rosemberg assinala os resultados negativos das gestões de ACM Neto e de seu pupilo por 12 anos à frente da capital baiana.
Amparado no estudo realizado pelo Programa Cidades Sustentáveis, baseado em dados oficiais do IBGE, o líder do governo informa: “Salvador é uma das cidades mais pobres do Brasil. Apresenta uma das maiores desigualdades de renda do país, com uma grande disparidade entre ricos e pobres. É o menor PIB per capita entre todas as capitais brasileiras e 11% da população se encontra abaixo da linha da pobreza”.
Rosemberg destaca outros indicadores negativos da capital baiana apontados pelo estudo: “Além da alta taxa de pobreza, a educação em Salvador enfrenta desafios, com taxas de analfabetismo e evasão escolar significativas. Na questão de emprego, o mercado de trabalho em Salvador é marcado por alta informalidade e baixos salários. O desemprego atinge 16,7% da população, uma das maiores taxas do país”.
Um dado que chama atenção apresentado pelo Programa Cidades Sustentáveis, segundo o deputado petista, é a liderança de Salvador no quesito desnutrição, com 4% de crianças menores de cinco anos nesta situação. “É a pior capital brasileira no índice de desnutrição. Não é à toa que o Ranking de Competitividade, do Centro de Liderança Pública (CPL) coloca Salvador como a das piores capitais em acesso à saúde”.
Lembrando que ACM Neto vive reclamando também da segurança pública sem apresentar soluções, enquanto o governador Jerônimo Rodrigues tem reduzido os índices de violência no estado, o deputado Rosemberg cita o ditado popular: “Macaco não olha o próprio rabo”. E enumera algumas realizações dos governos petistas na Bahia.
“São mais de 240 novas escolas em tempo integral já entregues, 38 hospitais regionais, chegada da BYD que reforça a liderança na geração de empregos no Norte e Nordeste, mais inteligência e tecnologia no combate às facções criminosas. Tudo isso comprovando a liderança nacional da Bahia em investimentos neste ano, superando até São Paulo”.
Foto: Divulgação







