A população do Jardim Limoeiro vai ganhar um importante equipamento público: trata-se do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que já está com endereço definido, na Rua Ferreira, número 14. A ação é um marco no fortalecimento do atendimento social e na ampliação da rede no município, desenvolvida pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), após escuta da população.
O novo equipamento contará com cerca de 5 mil famílias cadastradas dos bairros Jardim Limoeiro, Parque das Palmeiras e Parque das Mangabas. Atualmente, essas famílias precisam se deslocar até o bairro Verdes Horizontes para ter atendimento, e a nova unidade facilitará o acesso.
Com demanda reprimida, a importância da ampliação da política pública de assistência social em Camaçari é destacada pela titular da Sedes, Jeane Gleyde. “Novos CRAS serão inaugurados no decorrer da gestão. Nós fizemos o levantamento dessa cobertura social e identificamos alguns territórios que estão totalmente sem cobertura. Pelo número de pessoas inscritas no CadÚnico e Bolsa Família, a gente tem a base de dados que consegue identificar esses territórios e fazer toda essa cobertura social no decorrer do trabalho”, afirma, ao lembrar da entrega do CRAS de Parafuso, em setembro, onde as pessoas também deixaram de se deslocar para a unidade do Verdes Horizontes.
Na última terça-feira (4), foi realizada a visita técnica ao local, com a participação da equipe técnica da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). Por lá, já foi iniciada a adaptação do espaço. O imóvel passará por ajustes de acessibilidade, revisão elétrica e pintura — adequações necessárias para que o público se sinta acomodado e tenha um bom atendimento. A previsão é de que seja entregue até o final do ano.
Como principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o CRAS atua na proteção social básica, oferecendo serviços de apoio, orientação e acompanhamento a famílias, além de ações que visam prevenir situações de risco social e fortalecer os vínculos comunitários. Composta por equipe multidisciplinar de profissionais de nível superior e médio, a unidade foi estruturada para oferecer atendimento humanizado e de qualidade.
Entre os serviços ofertados, destacam-se: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), voltado ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de caráter preventivo e socioeducativo; apoio na gestão e acesso a programas de transferência de renda, como Bolsa Família, Benefícios Eventuais e BPC; Cadastro Único (CadÚnico) — novos registros e atualização de dados; solicitação de Passe Livre (municipal, intermunicipal e interestadual); emissão da Carteira do Idoso; orientações sobre direitos sociais e realização de grupos temáticos, como para gestantes e usuários do PAIF.
Foto: Patrick Abreu/PMC







