A orla de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, recebeu o projeto “Vou na Praia – Uma Experiência Baiana” entre sexta-feira e domingo (7 e 9/11). O evento, realizado próximo à Rua Praia do Arpoador, entre as barracas Maré Blue e Odoyá, transformou a faixa de areia em um grande espaço de música, esporte, gastronomia e sustentabilidade.
A programação musical, com apresentações ao pôr do sol, foi um dos grandes destaques. Na sexta-feira, o show de abertura ficou por conta de Battata, animando o público. No sábado (8/11), o palco recebeu Pierre Onassis e Jhaca. Já no domingo, o encerramento teve shows da banda Cheiro de Amor e de Wilsinho.
Além das atrações musicais, o Vou na Praia também foi palco de competições esportivas e ações voltadas ao bem-estar. O grupo Aurora Yoga reuniu dezenas de pessoas em atividades ao ar livre. Em seguida, a areia ferveu com campeonatos de beach tennis, futmesa, futevôlei e bodyboarding, que animaram o público e atraíram atletas de várias regiões do país.
De Salvador, Liete Pereira, de 62 anos, aprovou a experiência. “É um uso fantástico deste espaço público. Cultura, lazer e esporte juntos, em um ambiente seguro e acolhedor. Vim especialmente para curtir com minha família, e valeu muito a pena”, contou.
Outro destaque foi a Copa FutWoman, o maior campeonato feminino de futevôlei do Norte-Nordeste, reunindo competidoras de estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas. Para Iana Barbosa, de 10 anos, que acompanhou as partidas, o momento foi inspirador. “É a primeira vez que vejo esse esporte ao vivo na praia. Espero que tenha mais vezes”, disse, entusiasmada.
A programação ainda incluiu, no domingo, aulas abertas de Mahaplay e FitDance. A festa também contou com uma feira de artesanato e economia criativa, reunindo 17 expositores locais, em iniciativa intermediada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda (SEMDET).
A artesã Ana Paula Passos, 53 anos, celebrou a oportunidade. “Temos na nossa cidade um evento que movimenta a praia e dá visibilidade para quem vive do artesanato. Aqui passam famílias, turistas, moradores… é uma vitrine maravilhosa para o nosso trabalho”, afirmou.
O evento também reforçou o compromisso com a sustentabilidade. Voluntários e catadores participaram de mutirões de limpeza dentro da campanha “Praia Limpa”, que estimula a responsabilidade ambiental. “É uma renda a mais para o nosso grupo e ainda deixamos a praia mais bonita para todo mundo aproveitar sem lixo”, explicou Nildete Santos, de 57 anos, catadora de recicláveis.
O projeto foi realizado por meio do Programa FazCultura, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), do Governo do Estado da Bahia. Marcas como Monster Energy, cerveja Sol, Powerade, Sprite e Aperol Spritz também integraram o time de parceiros do evento.
Foto: Jean Victor/PMLF







