Começou nesta segunda-feira (10/11) e segue até sexta-feira (14/11) a aplicação das avaliações da segunda etapa do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE). Em Lauro de Freitas, 1.696 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental participam do processo avaliativo. A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), preparou as 36 escolas municipais para receber as equipes aplicadoras, garantindo estrutura adequada e acolhimento nos turnos matutino e vespertino.
O objetivo da avaliação é mensurar o desempenho dos alunos em leitura, escrita e matemática, identificando avanços e desafios para o aprimoramento das práticas pedagógicas. A diretora professora Zélia Cerqueira, da Escola Municipal Vila Praiana, localizada na Rua Alto da Vila Praiana, Jockey Club, reforçou o significado da avaliação para o crescimento institucional. “Estar nesse momento junto com outras escolas da rede, aplicando essa prova, é motivo de grande alegria. Desde o início do ano, temos realizado um trabalho intenso com as professoras e alunos, e agora podemos aferir o desempenho de cada estudante e planejar novas ações”, disse.
Para os pais, o momento também é de expectativa e reconhecimento da importância do processo avaliativo. Alexandra Nascimento Machado, mãe do aluno Gustavo Nascimento Simões, de 7 anos, destacou o impacto da avaliação na formação educacional das crianças. “Eu acho que é uma prova muito interessante, não apenas em nível escolar, mas também social. Quando a prefeitura realiza uma avaliação como essa, está dando à criança uma oportunidade de crescimento e preparação para o futuro. Ela não avalia só o aprendizado dentro da escola, mas contribui para o desenvolvimento da criança como um todo”, disse a mãe.
Entre os pequenos participantes, estava o estudante Marcos Davi Alves Batista, de 7 anos, do 2º ano, contou como se preparou para o exame. “Eu vou colocar todo o meu conhecimento, tudo o que aprendi com as professoras desde o início do ano, principalmente nas aulas de Português. Vou fazer o melhor e mostrar o que sei”, disse o aluno, animado com a oportunidade que será no turno da tarde.
O SABE é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, em parceria com os municípios, e integra as políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação básica. A segunda etapa consolida o ciclo avaliativo iniciado no primeiro semestre, permitindo a análise dos avanços obtidos ao longo do ano letivo.
Foto: Tiago Pacheco/PMLF







