As belezas do Vale do Capão vão ser o palco do Rally da Chapada, neste sábado (15). A competição acontece nas categorias Adventure 4×4 e Turismo 4×2 em um percurso de cerca de 100 km com largada no Vale do Capão e chegada na Praça dos Garimpeiros, em Palmeiras. Um dos destaques da prova é a presença de veículos urbanos, sem tração nas quatro rodas, para quem quer viver essa experiência.
Além das características comuns de um rally, a prova conta com tarefas de cunho social, cultural e ambiental que devem ser cumpridas pelas equipes. Essas missões servem para pontuação dos times e definição dos melhores de cada categoria. O roteiro possui trilhas de nível básico de obstáculos para diversão e segurança dos participantes, de acordo com um dos coordenadores do evento, Roberto Nunes, que entende a prova como democrática e acessível.
“Nossa ideia é um passeio planilhado com indicações que devem ser seguidas pelo carona e pelo motorista. Sempre brinco que no nosso rally o motorista vira piloto e o carona é o navegador”, afirma. O evento conta com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), além de outros órgãos públicos e privados. Confira outros ventos com o apoio da autarquia estadual neste final de semana:
Ginástica – Neste final de semana, o Colégio Liceu Salesiano do Salvador, localizado no bairro de Nazaré, será palco da Fase 6 do Circuito Baiano de Ginástica, que, nesta edição, contempla também a Copa Evolução e reúne 169 ginastas e 16 clubes filiados e vinculados em um fim de semana de apresentações marcadas por técnica, arte e superação. Com entrada gratuita, o público é convidado a prestigiar o talento das ginastas baianas, que demonstram em cada apresentação no tapete o resultado de muito treino, disciplina e paixão pela modalidade.
“Encerramos o ano com muita alegria e com a sensação de dever cumprido. Essa fase do circuito e a Copa Evolução são momentos importantes para observar o crescimento das nossas ginastas e celebrar o trabalho coletivo que vem sendo desenvolvido em todo o estado. Agradecemos à Sudesb e ao Liceu Salesiano pela parceria e acolhimento”, destaca Tatyana Brandão, presidente da FBG.
Xadrez – Com sete rodadas, o Campeonato Baiano de Xadrez Standard Aberto 2025 acontece a partir desta quinta-feira (13), até o domingo (16), no SESI Saúde, em Feira de Santana. A competição é aberta a qualquer participante com cadastro na CBX, residentes na Bahia há dois anos ou mais, que esteja em dia com a anuidade de jogador 2025.
Cerca de 120 enxadristas vão disputar o torneio, cujos objetivos são declarar os campeões absolutos da Bahia em 2025; contribuir para o intercâmbio e melhoria do nível técnico dos enxadristas; e movimentar os ratings da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e da CBX. O torneio será disputado no Sistema Suíço, compreendendo um total de sete rodadas, no ritmo de jogo Standard e na cadência de 90 min + 30 seg, desde o primeiro lance.
A programação inicia de forma remota com o congresso técnico às 20h desta quarta-feira (12). Já as rodadas começam na quinta-feira (13), às 20h, seguidas pelas segundas a sétimas, com duas na sexta-feira (14), às 14h e às 20h; no sábado (15), às 13h30 e às 19h30; e no domingo (16), às 9h e às 15h. Após a finalização da sétima rodada, serão divulgados os resultados e realizada a cerimônia de encerramento, com as premiações.
Muaythai – O Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no largo de Roma, Cidade Baixa de Salvador, recebe neste domingo (16), o 20º Campeonato Brasileiro de Muaythai, reunindo atletas de alto nível de diversas regiões do país. O evento promete grandes combates e uma celebração da arte marcial tailandesa, com a presença de equipes consagradas e novas promessas do esporte nacional.
Além de premiar os campeões, o tradicional evento será seletiva para formar a Delegação Brasileira nas competições mundiais da International Federation of Muaythai Associations (IFMA): o Campeonato Senior, na Malásia, e o Campeonato da Juventude, no Kosovo, nos meses, respectivamente, de maio e setembro do próximo ano. O Campeonato contará com representantes dos estados da Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Alagoas e Tocantins, dentre outros, evidenciando o crescimento e a força do muaythai em todo o território nacional.
A pesagem oficial e o congresso técnico acontecerão na sexta-feira (14), às 19h, momento em que serão confirmadas as categorias e definidos os primeiros confrontos da competição. Ao todo, 250 atletas estarão em ação, distribuídos nas seguintes categorias: elite masculino, elite feminino, juvenil masculino e juvenil feminino.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional (CBMTT) e a Federação de Muaythai Tradicional do Estado da Bahia (FMTT). O presidente da FMTT, Ricardo Caldeira, comemora a realização do evento. “Mais do que uma competição, o evento representa a união, o respeito e a disciplina que o muaythai inspira em seus praticantes. Gostaria de agradecer ao apoio fundamental da Sudesb para que esse evento fosse possível”, pontua.
Jiu Jitsu – Já o domingo será de muita emoção no Ginásio da Cidade do Saber, em Camaçari, onde acontece a final do Campeonato Baiano de Jiu Jitsu 2025, evento do calendário oficial da Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA (FBJJMMA) neste ano e define as classificações finais no ranking. As disputas começam às 9h para os 450 atletas convencionais e os 35 do parajiujitsu oriundos da capital e do interior do estado da Bahia. As inscrições seguem abertas até esta sexta-feira (14), neste site.
Capoeira – De quinta-feira (13) a domingo (16), Salvador vai pulsar ao som do berimbau, no compasso da ginga e na força da ancestralidade. O Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência: O Futuro é Ancestral chega à sua terceira edição como um dos maiores encontros dedicados à valorização da capoeira enquanto patrimônio afro-brasileiro, expressão política e prática educativa transformadora. A atividade com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço, acontece na Biblioteca Central do Estado da Bahia.
A programação conta com blocos temáticos na quinta-feira (13), das 13h às 22h; na sexta-feira (14), das 8h às 22h; no sábado (15), das 8h às 22h; e no domingo (16), das 8h às 8h às 20h. O festival é uma realização do Capoeira em Movimento Bahia (CMB), através da Federação de Capoeira da Bahia (FCBa) e da União Comunidade em Movimento (UCM); e com o projeto conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Setre, da Sudesb e da Bahiagás, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), da Fundação Pedro Calmon (FPC), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e da Salvaguarda da Capoeira da Bahia.
Futevôlei – O Circuito Futwoman 2025 segue neste final de semana com as categorias iniciante e série B, no Estádio Barradão, respectivamente no sábado (15), e no domingo (16), ambas a partir das 8h30. As disputas iniciaram no último final de semana com as categorias A+B e série A na Praia de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas.
Corrida – A Ilha de Itaparica entrou na rota das corridas oficiais da Bahia e sedia, pela primeira vez, uma meia maratona neste sábado (15), a partir das 16h. Com percursos de 5 km, 10 km e 21 km, a prova é voltada para público geral, pessoas com deficiência (PCD) e idosos, amadores e profissionais.
O roteiro inclui paisagens com praias, centro histórico e pontos culturais da ilha, com a expectativa de receber mil pessoas para o evento. O kit atleta inclui camisa, número de peito e brindes de parceiros, e todos os participantes receberão medalhas, além de troféus por categoria de idade. A Meia Maratona de Itaparica é organizada pela M1 Treinamentos e Eventos e tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Itaparica.
A estrutura do evento contará com pórticos de largada e chegada, áreas de apoio, tendas, palco de premiação, sistema de cronometragem e chips eletrônicos para os atletas. Comprometida com a responsabilidade ambiental, a organização implementará ações voltadas à redução do impacto ecológico, como o uso consciente de materiais, gestão de resíduos, incentivo à mobilidade sustentável e parcerias com fornecedores locais que adotam práticas ecológicas.
A competição também tem a proposta de oferecer uma experiência esportiva e social inclusiva, incentivando a participação de pessoas com deficiência e de atletas de baixa renda, além de moradores da própria ilha. Moradores de Itaparica e regiões do entorno têm 20% de desconto.
Ciclismo – Anguera se prepara para receber mais uma vez um dos maiores eventos de mountain bike cross-country da região: o XCO Anguera, que chega à sua 3ª edição com grandes expectativas e um significado ainda mais especial para o esporte local. As disputas das 29 categorias acontecem a partir das 7h45 deste sábado (15), na cidade da região do Portal do Sertão.
A 3ª edição do XCO Anguera será ranqueada e conta com o apoio da Sudesb, da Setre e do programa FazAtleta, reforçando a importância e o reconhecimento da competição no calendário esportivo estadual. Com uma expectativa de reunir cerca de 100 ciclistas, o evento promete disputas acirradas e muita emoção em um percurso de 3,4 km, cuidadosamente planejado para oferecer uma experiência técnica, dinâmica e desafiadora, mas também acessível a todos que desejam somar pontos e viver a adrenalina do MTB XCO.
Tudo começou com a trajetória inspiradora da atleta Anna Vieira, que vem se destacando no cenário nacional e recentemente conquistou o título de Campeã Brasileira de MTB XCO. A partir do crescimento de sua carreira, o Centro de Treinamento Anna Vieira foi transformado em um espaço estruturado para receber provas oficiais e promover o desenvolvimento esportivo entre jovens e novos talentos da cidade.
Hoje, esse espaço se consolida como um verdadeiro polo do ciclismo baiano, unindo atletas, público e amantes do esporte em um evento que valoriza o esporte de base, o turismo esportivo e o espírito de superação. O XCO Anguera chega, mais uma vez, para inspirar, movimentar e transformar o esporte em oportunidades para a cidade e para seus atletas.
Clínica do Paradesporto – O projeto Clínicas do Paradesporto desembarca em Ouriçangas, no Litoral Norte e Agreste Baiano nesta semana, com as atividades teóricas e práticas do atletismo adaptado, da bocha paralímpica, do parabadminton e da paranatação. As ações acontecem no Ginásio de Esportes nesta quinta-feira (13), das 8h às 12h e das 14h às 17h; e nesta sexta-feira (14), das 8h às 12h no Clube Ouricity.
O objetivo do projeto do Núcleo de Paradesporto da Sudesb é desenvolver, interiorizar e disseminar o conhecimento acerca das modalidades paradesportivas para estudantes, profissionais de Educação Física e sociedade civil em geral, por toda Bahia e de forma aberta e gratuita ao público.
Caravana do Lazer – As cidades de Piritiba e Mundo Novo, ambas na região de Piemonte do Paraguaçu, recebem as atividades de capacitação e lazer do projeto da Sudesb – Caravana do Lazer – neste final de semana. O município de Piritiba sedia a capacitação nesta sexta-feira (14), das 14h às 17h30, no Polo UAB; e o dia do lazer no sábado (15), das 13h30 às 17h, na Praça José Leão (Praça de Eventos), ambas ações com o apoio da Prefeitura Municipal de Piritiba.
A Caravana também movimenta Mundo Novo entre sexta-feira (14), e domingo (16), com o apoio da Prefeitura Municipal de Mundo Novo. A capacitação será realizada na UAB, das 8h30 às 12h, enquanto o dia do lazer será no domingo (16), das 8h30 às 12h, na Praça Senador Cohim.
Foto: Divulgação







