Neste domingo (7/12), a população lotou a Praça do Caranguejo, pulsando em expectativa para acompanhar o lançamento oficial do Natal Mágico, iniciativa da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), para celebrar o período natalino no município. No bairro de Itinga, o mais populoso da cidade, crianças e famílias inteiras se misturaram ao cenário da festa. Bastaram apenas dez segundos, entoados em coro, para que a escuridão desse lugar à luz. Em um piscar, o espaço ganhou brilho, cores e o sentimento de pertencimento dos moradores.
Emocionada com a recepção que recebeu em seu bairro de origem, a prefeita Débora Regis falou ao público sobre a alegria de proporcionar este momento. “Recebi diversos vídeos e fotos da praça lotada. Isso me lembrou da minha infância aqui neste bairro. Me arrepia, porque é a certeza de que estamos no caminho certo, o caminho da reconstrução”, afirmou. Ela reforçou que o gesto vai além de uma decoração temática. “Vocês merecem o que há de melhor. Essa iluminação é para encher seus corações de luz, e podem acreditar: cada ano será melhor. Esse é o meu compromisso com Lauro de Freitas”, disse a gestora do Executivo.

Ao lado dela, o vice-prefeito e titular da SECULJE, Mateus Reis, compartilhou o mesmo sentimento de pertencimento. “Aqui se acende uma nova esperança para Itinga. Débora nasceu aqui, cresceu aqui, assim como eu. Amamos nossa cidade e conhecemos cada rua, mas não esquecemos de onde viemos. Muitas pessoas nos disseram hoje que nunca viram algo assim. Isso mostra que o Natal Mágico não é só decoração, é memória e afeto”.
A abertura do Natal Mágico em Itinga reuniu atrações como a chegada triunfal do Papai Noel, que arrancou aplausos das crianças; show pirotécnico; distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce; e, claro, o acendimento da decoração, que agora integra o calendário oficial de fim de ano do município.
O impacto emocional foi visível. A moradora Cristina Carvalho, de 45 anos, observava a praça com os filhos Natália e Bernardo, os três de mãos dadas em contemplação. “O bairro onde nasci voltou a brilhar. Eu e meus filhos estamos encantados. Esse projeto valoriza nossa comunidade, que ficou tanto tempo esquecida. Hoje é um dia especial para todos nós”, contou emocionada.
Para comerciantes locais, o evento também trouxe esperança econômica. A baiana Tatiana Oliveira, ao lado do tabuleiro de acarajé, comemorava o movimento. “No inverno as vendas foram fracas, mas desde que começaram a instalar os enfeites, tudo mudou. Estou vendendo o dobro. Isso movimenta o bairro e traz vida para o nosso espaço público”, disse a vendedora que trabalha no local há 1 ano.
Enquanto isso, a pequena Vitória Cardoso, de 9 anos, estudante da rede municipal, admirava cada detalhe da decoração. “Ficou tão bonito. Nunca vi algo assim na rua para todo mundo”, contou, enquanto aguardava para garantir sua pipoca gratuita, com o entusiasmo de quem vê o brilho do Natal diante dos olhos.
Além da população, o evento contou com a presença de vereadores e secretários municipais que, junto com o povo, testemunharam a noite em que o Largo do Caranguejo virou palco do Natal Mágico da cidade, que também vai contar com atrações itinerantes para que toda a população seja abraçada pelo espírito natalino.
Na noite de sábado (6/12), a mesma magia tomou conta da Praça João Thiago dos Santos, popularmente chamada de Praça da Matriz. Em ambas as aberturas, o brilho das luzes parecia refletir também nos olhos de cada criança.
Fotos: Tiago Pacheco/PMLF






