Na manhã desta quarta-feira (10/12), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), realizou mais uma ação do Consultório na Rua, percorrendo diferentes pontos do centro da cidade para ofertar cuidado, acolhimento e serviços essenciais à população em situação de rua.
A equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, dentista e assistente social, realizou atendimentos diretos no território, incluindo entrega de kits de higiene bucal, aplicação de injeção, curativos, orientações em saúde e encaminhamento de usuários para o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), fortalecendo o acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento.
Além disso, o serviço também atua no direcionamento das pessoas em situação de rua para outras políticas públicas, como assistência social, habitação e cidadania, quando necessário, e em alguns casos a equipe trabalha no convencimento para retorno às suas casas ou aos seus locais de origem, sempre de forma humanizada e respeitosa.
O Consultório na Rua desempenha um papel fundamental ao levar serviços de saúde até pessoas que, muitas vezes, não conseguem acessar as unidades convencionais. O serviço atua com escuta qualificada, cuidado contínuo, construção de vínculo e ações de prevenção e promoção da saúde, respeitando as especificidades e vulnerabilidades desse público.
Rafael Queiroz, psicólogo da equipe destacou a importância da iniciativa. “O Consultório na Rua é um projeto muito relevante para a população em situação de rua, que vive uma grande vulnerabilidade social. Nosso objetivo é levar o atendimento até essas pessoas, oferecendo escuta qualificada, realizando curativos, testagens e outros cuidados possíveis no território. Buscamos abranger o máximo dentro das nossas possibilidades, garantindo acesso e cuidado diretamente na rua”, disse.
A enfermeira Raquel Oliveira também reforçou a dinâmica e o compromisso da equipe no atendimento realizado. “Hoje estamos levando um paciente para acolhimento no CTA, realizando buscas ativas para tratamento de tuberculose, vamos trocar o curativo de um paciente, além de iniciar um tratamento de sífilis, com aplicação de benzetacil. As demandas surgem ao longo do percurso, e nossa equipe vai acolhendo e atendendo conforme cada necessidade” concluiu.
Desde o retorno do serviço, mais de 1.200 pessoas em situação de rua já foram atendidas ou estão em acompanhamento. Com ações como essa, o Consultório na Rua reafirma o compromisso do município com uma saúde pública inclusiva, humanizada e acessível, garantindo que ninguém fique sem cuidado.
Foto: Divulgação/PMLF






