A Inteligência Artificial (IA) já se tornou central na forma como profissionais se preparam para o futuro do trabalho. De acordo com o Panorama do Desenvolvimento Profissional no Brasil, pesquisa realizada pela Alura, maior e mais completa escola online de tecnologia, em parceria com o Opinion Box, empresa referência em pesquisa de mercado digital, 68% dos profissionais veem o domínio da IA como requisito básico para conquistar ou manter uma vaga, enquanto 76% acreditam que o conhecimento tecnológico será decisivo para o futuro.
Não por acaso, 86% afirmam que a IA deve impactar significativamente seu setor nos próximos anos, e mais da metade já buscou aprendizado em IA, seja por conteúdos informativos (39%) ou cursos específicos (15%). “Ter fluência digital e domínio de tecnologias emergentes não é mais diferencial, é pré-requisito. As empresas precisam estruturar programas que antecipem as mudanças do mercado e transformem o aprendizado em vantagem competitiva”, explica Thais Pianucci, diretora geral da Alura.
O levantamento mostra também uma cultura crescente de aprendizado contínuo: 75% se consideram protagonistas da própria carreira e mais de 70% estudam regularmente para se manterem atualizados, priorizando formatos digitais flexíveis, como aulas gravadas (59%) e vídeos online (57%). Entre os principais desafios estão a falta de tempo (22%) e custo (18%), que continuam a limitar a capacitação.
Autoaprendizado: oportunidade e desafio
Quase metade dos profissionais (46%) consegue dedicar entre 1 e 2 horas semanais aos estudos, mostrando disposição mesmo em rotinas intensas. Apenas 20% conhecem o termo lifelong learning (aprendizado ao longo da vida), embora a maioria já pratique o conceito.
“Mesmo com agendas apertadas, muitos profissionais encontram maneiras de incorporar o aprendizado contínuo em suas rotinas. Isso mostra que o desejo de se desenvolver vai além do conhecimento do termo lifelong learning: é uma atitude prática que envolve disciplina, curiosidade e planejamento pessoal”, comenta Thais.
Profissionais em constante atualização ganham destaque
Além disso, 69% dos profissionais sentem que as lideranças valorizam quem busca se desenvolver, o que indica que a cultura de aprendizado já começa a ser vista como um diferencial competitivo.
“Profissionais que buscam evoluir continuamente ampliam sua capacidade de inovar, tomar decisões mais sólidas e contribuir de forma mais estratégica. A aprendizagem constante é o que impulsiona tanto o desenvolvimento individual quanto o impacto que cada pessoa gera no seu trabalho”, complementa.
Realizado em julho de 2025 com 1.000 profissionais que atuam em empresas privadas, entrevistados pela internet e com margem de erro de 3,1 pontos percentuais, o relatório completo traz insights sobre formatos de aprendizado preferidos, barreiras, motivações e o papel das empresas, oferecendo uma visão 360º sobre como os profissionais brasileiros estão investindo em conhecimento e se preparando para o futuro do trabalho.
Para acessar a versão completa do Panorama do Desenvolvimento Profissional no Brasil acesse o link.
Sobre a Alura
Com 20 anos de trajetória, a Alura é a maior e mais completa escola online de tecnologia do Brasil. Integrante do Grupo Alun, formado também por FIAP, PM3 e StartSe, a marca é referência na formação de profissionais em todos os estágios de carreira, dos iniciantes aos especialistas, unindo profundidade técnica, diversidade de temas e foco na construção de carreiras em T – profissionais que dominam sua área de especialização e ampliam seu conhecimento em temas complementares.
Com conteúdos desenvolvidos por especialistas renomados no mercado, sua plataforma reúne mais de 1.600 cursos, além de formações intensivas e trilhas preparatórias para as principais certificações do setor.
A Alura também mantém uma das maiores comunidades tech do país, com cerca de 130 mil usuários ativos no Discord, que compartilham experiências e aprendizados em áreas como Programação, Front-end, Data Science, Mobile, DevOps, UX & Design e Inteligência Artificial. A marca também é responsável pela Hipsters Network, hub de podcasts referência no universo tech, como IA Sob Controle, Hipsters Ponto Tech e Like a Boss, e pela Casa do Código, editora dedicada a livros de tecnologia e inovação.
Foto: Divulgação






