19 de dezembro de 2025
  • :
  • :

Ministério da Saúde leva carreta oftalmológica do Agora Tem Especialistas para Teixeira de Freitas

Ministério da Saúde leva carreta oftalmológica do Agora Tem Especialistas para Teixeira de Freitas

Na terceira rodada de deslocamento das carretas de saúde do programa Agora Tem Especialistas, o município de Teixeira de Freitas (BA) recebe, pela primeira vez, uma unidade móvel de saúde oftalmológica do governo federal, que vai prestar atendimento médico especializado para a população de 12 municípios do extremo sul da Bahia, desde a avaliação inicial oftalmológica até a realização das cirurgias de catarata com implantação de lente intraocular dobrável e também o reposicionamento de lente intraocular.

A carreta oftalmológica do Ministério da Saúde em Teixeira de Freitas atua para desafogar a demanda reprimida por atendimentos médicos de saúde ocular, ampliar o acesso aos serviços especializados e reduzir o tempo de espera por cirurgias de catarata da região do extremo sul do estado, a principal causa de perda visual reversível no país.   

Totalmente estruturada com consultórios médicos e salas de cirurgia, a unidade móvel de saúde oftalmológica, que também realiza mapeamento de retina e ultrassom ocular, está posicionada em frente à Policlínica Regional de Teixeira de Freitas, com capacidade para atender 150 pacientes por dia, a partir de 0 anos.

Os atendimentos estão acontecendo de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, com horário marcado, com agendamento feito pela central municipal de regulação para a população das cidades de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Nova Viçosa, Prado, Vereda e Teixeira de Freitas, e assim seguirão até o dia 30 de janeiro de 2026.

Na Bahia, outras duas carretas de saúde da mulher estão realizando atendimentos nos municípios de Abaré e Juazeiro, após terem permanecido por um ciclo de 30 dias em Paulo Afonso e Senhor do Bonfim.

Assistência em todo o território nacional

As 41 carretas do Agora Tem Especialistas levam atendimentos de saúde da mulher, oftalmológicos e de exames de imagem até regiões onde a população enfrenta dificuldades de acesso aos cuidados médicos especializados, pouca oferta de serviços e de estrutura de saúde e alta demanda por assistência especializada, apontada pelos municípios. 

As unidades móveis começaram a atuar no Outubro Rosa e, desde então, vêm aumentando em número progressivamente e desafogando a demanda reprimida. Oito municípios tiveram a fila zerada para diagnóstico de câncer de mama, exames ginecológicos e oftalmologia: Ceilândia (DF), Patos (PB), Arapongas (PR), Humaitá (AM), Japeri (RJ), Santana do Ipanema (AL) e Garanhuns (PE). 

Até o final de 2026, o país contará com 150 unidades em funcionamento em locais de difícil acesso, com alta demanda e pouca estrutura de saúde. Cada uma permanece nos territórios por pelo menos 30 dias.   

As 33 carretas de saúde da mulher oferecem consultas especializadas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, colposcopia e até biópsias para diagnosticar precocemente o câncer de colo de útero e de mama.  

Outras cinco carretas são especializadas em exames de imagem, como tomografias e ultrassonografia mamária bilateral, além de punção de mama por agulha grossa, biópsia/exérese de nódulo de mama e exame anatomopatológico de mama, que são fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças e para auxiliar o profissional sobre os próximos passos do tratamento.  

Além disso, as três carretas oftalmológicas contam com vários procedimentos como mapeamento de retina e ultrassom ocular, além de cirurgias de catarata. Em Ribeirão Preto (SP), cidade onde funcionou a primeira unidade móvel com atendimento oftalmológico, todos os pacientes que esperavam por cirurgia de catarata foram atendidos. Do total de 1.085 cirurgias realizadas, 720 pessoas que estavam sem enxergar tiveram a visão reestabelecida. 

Agora Tem Especialistas 

O programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde é uma iniciativa para apoiar estados e municípios e está voltado para a expansão da assistência e redução do tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS através de várias ações, mobilizando a estrutura de saúde pública e privada em todos os cantos do país. 

Para aumentar a oferta de atendimentos do SUS, além de levar unidades móveis de saúde da mulher, de realização de exames de imagem e com serviços oftalmológicos, a iniciativa oferece a expansão do atendimento médico especializado com a realização de mutirões, ampliação do horário de atendimento em policlínicas para os finais de semana e o turno noturno, parceria com o setor privado, filantrópico e de planos de saúde para atendimento dos pacientes da rede pública e provimento de mais médicos especialistas, dentre outros. 

Atendimentos até 30/01/2026

Carreta Oftamológica de Teixeira de Freitas
Local: Policlínica Regional de Teixeira de Freitas – Avenida Getúlio Vargas nº 1.733, São José, Teixeira de Freitas – BA

Carreta de Saúde da Mulher em Juazeiro
Local: Policlínica Regional de Saúde de Juazeiro – Av. Raul Alves, 67 – Jardim Vitória, Juazeiro – BA 

Carreta de Saúde da Mulher em Abaré
Local: Avenida Ministro Oliveira Brito, centro (Em frente a academia da saúde), Abaré – BA

Foto: Divulgação/MS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *