19 de dezembro de 2025
  • :
  • :

ENGIE Brasil promove ações culturais e de voluntariado em Umburanas

ENGIE Brasil promove ações culturais e de voluntariado em Umburanas

A ENGIE Brasil realizou, em Umburanas (BA), uma série de atividades voltadas à valorização da cultura local, incluindo o anúncio do novo Centro de Cultura e o lançamento do livro “Umburanas – Vida e Saber do Povo”. Além disso, promoveu uma ação de voluntariado com pintura de muros em uma escola e na área de viveiro do Conjunto Eólico Campo Largo, operado pela Companhia.

O primeiro evento ocorreu no dia 24 de novembro, na sede do Fórum da Cidadania, reunindo representantes da comunidade, órgãos públicos do município, colaboradores da ENGIE e integrantes do Centro Comunitário de Apoio e Articulação de Umburanas (CCAAU). Reconhecido pelo trabalho social, cultural e educativo com crianças e adolescentes, o CCAAU está em processo de transformação e passará a se chamar oficialmente Centro de Cultura de Umburanas.

O projeto de revitalização da instituição prevê a reforma completa dos espaços existentes e a remodelação da sede, com ambientes como sala de exposições, sala multiuso, biblioteca, brinquedoteca, teatro-cinema, além de uma nova fachada com varanda de acesso, escada e rampa acessível, permitindo uso como palco em apresentações. A iniciativa marca um passo importante para ampliar o impacto das atividades já realizadas pelo Centro, garantindo instalações mais adequadas.

A proposta foi apresentada ao Ministério da Cultura em novembro de 2023, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e recebeu autorização para captação de recursos em agosto de 2024. O valor total aprovado é de R$ 1.928.376,65, contemplando custos de obra, mobiliário, equipe técnica, administração e ações de divulgação.

“A implantação de Centros de Cultura e Sustentabilidade em municípios onde temos ativos é uma das principais ações de responsabilidade socioambiental da ENGIE Brasil, refletindo nosso compromisso com o desenvolvimento de comunidades das quais fazemos parte. Investir em cultura é investir no futuro. O Centro de Cultura de Umburanas será um espaço de encontro, aprendizado e valorização das identidades locais, fortalecendo vínculos e ampliando oportunidades para crianças, jovens e famílias”, afirma Luciane Pedro, Gerente de Responsabilidade Social da ENGIE Brasil.

A Companhia, que já possui forte atuação socioambiental na região, é atualmente a única incentivadora, com R$ 700 mil aportados até o momento, via recursos de incentivo fiscal da Cultura. A captação do restante dos recursos segue aberta para empresas tributadas pelo lucro real que desejem apoiar o desenvolvimento cultural e social de Umburanas, garantindo que a revitalização transforme o novo Centro de Cultura em um espaço de referência para formação cultural, estímulo ao protagonismo juvenil e promoção da cidadania.
Ação de voluntariado e lançamento de livro.

No dia 25, a ENGIE promoveu, pela manhã, uma ação do seu Programa de Voluntariado, também conhecido como VC +E, com pintura de muros. A iniciativa busca exercer a cidadania solidária e compartilhar os valores corporativos da empresa, mobilizando colaboradores a dedicarem tempo e energia para transformar realidades nas comunidades onde atua. 

O artista visual de Florianópolis (SC), Rafael Lemmas, esteve em Umburanas e realizou o desenho inspirado na arte da capa do livro “Umburanas – Vida e Saber do Povo”, também lançado e apoiado pela ENGIE. Participaram da pintura no Centro Educacional Dr Jeovando Lopes de Almeida colaboradores da Companhia e alunos da escola.

Para Carla Muniz, diretora da escola, a ação foi motivo de alegria. “Para nós, é uma satisfação muito grande participar do lançamento desse livro que conta a história do nosso povo, e ter essa pintura que faz referência à obra é muito significativo”, afirmou. Segundo ela, a participação dos alunos reforça a autoestima dos estudantes. “Participar desse processo estimula a criatividade e reforça o vínculo da comunidade escolar com a ENGIE, que é uma empresa parceira”, destacou.

Na mesma escola, à noite, ocorreu o lançamento do livro em evento aberto ao público, com autógrafos e presença da comunidade e de representantes institucionais. Escrito por Carolina Coral e ilustrado por Ricardo Manhães, a obra reúne depoimentos e narrativas de moradores de Umburanas, registrando memórias e tradições locais, eternizando histórias antes restritas à oralidade. Com tiragem de mil exemplares, a publicação busca valorizar a cultura popular e o patrimônio imaterial da cidade.

“Foi um prazer enorme fazer o livro e uma alegria imensa poder contribuir com uma comunidade tão corajosa e cheia de vontade de viver. Esse registro será uma contribuição imensa para a cultura local. Tivemos a colaboração do talentoso Ricardo Manhães, que trouxe na ilustração o formato de cordel. Esperamos que a comunidade se identifique e valorize ainda mais a cultura que vive”, afirmou a autora, Carolina Coral.

O lançamento integra o projeto cultural “Um olhar sobre Umburanas”, aprovado pela Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio da ENGIE Brasil e realização da Incentive e do Ministério da Cultura.
Dando sequência às ações de voluntariado, o artista Rafael Lemmas também esteve no viveiro do Conjunto Eólico de Campo Largo, operado pela ENGIE. Com o apoio de colaboradores da Companhia, pintou uma onça-pintada, animal de grande representatividade da fauna regional. A ação antecipou as comemorações do Dia da Onça-Pintada, comemorado em 29 de novembro, e reforçou o apoio da ENGIE ao Projeto Amigos da Onça, que atua na Área de Proteção Ambiental Boqueirão da Onça, promovendo a coexistência entre comunidades locais e grandes felinos.

“Com o programa de voluntariado, queremos proporcionar aos colaboradores protagonismo e oportunidade de participação. Essa pintura será um legado para o empreendimento, deixando sua marca para as pessoas que visitam o espaço e sempre lembrarão da mensagem de preservação e da conexão da ENGIE com a fauna local. É uma ação de impacto cultural, social e, principalmente, de conscientização ambiental. Temos orgulho de ver uma arte eternizada em nosso viveiro”, ressaltou Willian Portela, gerente do Conjunto Eólico de Campo Largo da ENGIE Brasil.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *