29 de dezembro de 2025
  • :
  • :

Segunda noite do Festival Virada Salvador mantém clima de tranquilidade e segurança

Segunda noite do Festival Virada Salvador mantém clima de tranquilidade e segurança

A segunda noite do Festival Virada Salvador 2026, realizada neste domingo (28), foi marcada por tranquilidade, segurança e funcionamento integrado dos serviços públicos na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. O balanço positivo reflete a atuação coordenada dos órgãos municipais para garantir conforto, ordenamento e atendimento ao público ao longo do evento.

Segurança – As ações preventivas da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) garantiram um ambiente seguro e organizado durante o segundo dia da festa. Ao longo da noite, 1.023 crianças foram identificadas com pulseiras de segurança, medida fundamental para assegurar a tranquilidade das famílias. Também foram recuperados 28 documentos perdidos.

O levantamento aponta o registro de apenas uma ocorrência e a realização de 83 atendimentos ao público. As equipes realizaram ainda 61 patrulhamentos e 27 abordagens, reforçando a eficácia do planejamento operacional e da presença constante dos agentes no circuito.

Social – A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) montou uma força-tarefa para garantir a implementação de políticas públicas voltadas à área social. No âmbito da campanha Criança Não é Mão de Obra, vinculada ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), foram realizadas 830 abordagens e 14 cadastros. Foram identificadas duas situações de trabalho infantil, resultando em quatro encaminhamentos ao Salvador Acolhe, além de três encaminhamentos diversos. Também foram registradas duas situações de trabalho indecente e dez casos de vulnerabilidade social.

No Mirante Acessível, foram atendidas 86 pessoas, sendo 50 pessoas com deficiência e 36 acompanhantes, garantindo acessibilidade e acolhimento ao público. Ainda no eixo da assistência social, o Restaurante Popular instalado no circuito do evento serviu 1.400 refeições destinadas a ambulantes, baleiros, baianas de acarajé e ajudantes previamente cadastrados, assegurando alimentação gratuita aos trabalhadores que atuaram na festa.

Saúde – No domingo (28), o Módulo Assistencial montado para o Festival Virada realizou 103 atendimentos em 24 horas, sendo 93 clínicos, três ortopédicos, cinco cirúrgicos e dois de enfermagem. Foram realizadas três transferências, sendo duas para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e uma para hospital privado.

Os principais motivos de atendimento foram tontura, cefaleia e dores em membros inferiores. No mesmo período, o Serviço Social contabilizou 30 atendimentos, além do registro de dois casos de violência.

Assistência social – No domingo (28), o Salvador Acolhe registrou o acolhimento de 61 crianças. Foram realizados 25 atendimentos clínicos, quatro curativos e 18 administrações de medicamentos, totalizando 47 atendimentos multiprofissionais. Na área odontológica, foram realizadas 94 escovações supervisionadas com aplicação tópica de flúor, além de 40 atendimentos odontológicos.

Vigilância sanitária – No segundo dia oficial do Festival da Virada, a Vigilância Sanitária realizou 56 inspeções, sendo 38 em serviços de alimentação, oito em unidades de saúde e oito em pontos como camarotes, depósitos de material de limpeza, sanitários e centro de convivência. As ações resultaram em orientações e notificações.

Ordem Pública – Equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuaram de forma preventiva, orientando os trabalhadores informais e garantindo a organização do espaço para o público.

Foram registradas 30 apreensões, sendo 12 caixas de isopor, quatro extensões de fio, oito sacos de bebidas em garrafa, quatro sacos de bebidas em lata, um balde e um cooler. A atuação dos agentes teve como foco principal a orientação e o cumprimento das normas estabelecidas para o evento.

Salvamar – As equipes do Salvamar também seguem atuando na área, com registro apenas de ocorrências de orientação e abordagem, reforçando a segurança no mar e a tranquilidade do público durante o festival.

Trânsito – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) não registrou acidentes de trânsito na segunda noite do Festival Virada Salvador 2026. Em razão da grande movimentação, houve pequena lentidão no fluxo de veículos na chegada e na saída do público.

Cerca de 190 veículos utilizaram as vagas de Zona Azul disponibilizadas. Um veículo foi removido por estacionamento irregular e 33 notificações foram emitidas por infrações de trânsito. Na Operação Respeite a Vida, 213 condutores foram abordados, com 11 notificações relacionadas à Lei Seca, seja por recusa ao teste do etilômetro ou por condução após consumo de bebida alcoólica.

*Transporte* – De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), além da frota regular, mais 16 ônibus reguladores deram apoio à operação do transporte público. Também foi realizada blitz de combate ao transporte clandestino na região do evento. Ao todo, 90 veículos foram abordados, com dez notificações por infrações diversas e um veículo removido ao pátio.

Ordenamento – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) atuou de forma intensiva no segundo dia do festival, garantindo o ordenamento urbano e a segurança do público. As equipes realizaram cerca de 241 vistorias no circuito, com 231 orientações, quatro notificações e a remoção de 18 unidades de publicidade irregular, como placas, adesivos e wind banners.

O órgão também realizou 28 monitoramentos sonoros nos palcos, assegurando o cumprimento dos limites estabelecidos na legislação municipal.

Iluminação pública – Neste domingo (28), a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) atuou no monitoramento, manutenção e reforço da iluminação nas áreas interna e externa do Festival da Virada. Na Arena, foi realizada a manutenção de uma luminária apagada e a correção de um ponto de fiação exposta, com nova intervenção já programada.

No entorno, as equipes instalaram dois projetores no sentido Itapuã, corrigiram um circuito intermitente no canteiro central da Avenida Octávio Mangabeira e removeram ligações clandestinas. Outros dois reforços de iluminação estão programados para execução. As equipes seguem em regime de plantão durante todo o evento.

Manutenção – A Secretaria de Manutenção (Seman) executou serviços nas áreas interna e externa da Arena Canto da Cidade. Foi feita a aplicação de asfalto a frio, fechamento de área com a colocação de um sanitário público, aterramento de caixa e nivelamento de piso próximo ao palco Brisa, manutenção de gradil e construção de tapume nos fundos da arquibancada localizada próximo à praça de alimentação, manutenção do mirante destinado às pessoas com deficiência e nivelamento de piso no acesso ao Festival da Virada Salvador.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *