12 de janeiro de 2026
  • :
  • :

Eficiência energética: BYD conquista certificação e aposta em energia 100% renovável 

Eficiência energética: BYD conquista certificação e aposta em energia 100% renovável 

O complexo industrial da BYD em Camaçari, na Bahia, consolida a sua estratégia de eficiência energética e sustentabilidade ao combinar o uso exclusivo de fontes de energia renováveis com a redução dos custos de produção. Entre janeiro e novembro do ano passado, a decisão de adquirir eletricidade no Mercado Livre de Energia gerou uma economia de R$ 2,9 milhões, que ocorre em paralelo à operação da fábrica com 100% de energia renovável e limpa.

A opção de comprar energia no Mercado Livre representa uma redução de custos de aproximadamente 48% em comparação com o modelo cativo. Esta economia contribuiu para reduzir significativamente os custos tanto da produção quanto das obras civis em andamento no complexo industrial.

O complexo industrial da BYD na Bahia também conquistou a certificação internacional I-REC (International REC Standard), que comprova a origem limpa da eletricidade consumida na unidade. O espaço, com área equivalente a 645 campos de futebol, utiliza exclusivamente e em sua totalidade a energia eólica, tornando-se um dos poucos do setor automotivo no país a adotar 100% de fontes renováveis.

“Alcançar 100% de energia renovável no complexo industrial de Camaçari, que é o coração da BYD no Brasil, reforça o nosso compromisso com a descarbonização e com uma operação mais eficiente e limpa. Isso demonstra que é possível crescer com responsabilidade social, reduzindo impactos ambientais e gerando valor sustentável para toda cadeia automotiva”, afirma Alexandre Baldy, Vice-presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto do Brasil.

Certificação

Sem geração própria de energia, a BYD comprova a origem sustentável da energia elétrica utilizada por meio dos certificados I-REC, auditados no Brasil pelo Instituto Totum, de São Paulo. A eletricidade que abastece a fábrica baiana é gerada por parques eólicos localizados nos municípios de Tanque Novo e Caetité, no interior da Bahia. Na prática, isso significa que cada veículo produzido no local nasce de um ciclo energético limpo: da primeira lâmpada acesa no chão de fábrica até à inspeção final do automóvel, toda a energia empregada tem origem renovável. “É a energia limpa produzida na Bahia que alimenta o nosso complexo industrial de Camaçari”, comenta Baldy.

Atualmente, pouco mais de 80 usinas instaladas na Bahia estão cadastradas para emitir os certificados, que funcionam como cotas de compensação energética. As empresas podem adquirir I-RECs para cobrir parte do consumo, como 15% ou 50%. Para alcançar a certificação integral, é necessária uma auditoria rigorosa que comprove a compensação da totalidade da energia utilizada. Cada certificado equivale à injeção de 1 megawatt-hora (MWh) de energia renovável na rede elétrica. No caso da BYD, o processo teve início em outubro de 2024 e o certificado foi obtido em setembro do ano passado.

A adoção integral de fontes de energias limpas é uma prática ainda pouco difundida no setor industrial brasileiro, onde a maioria das fábricas mantém apenas parte da matriz energética baseada em energias renováveis, mesmo diante do avanço das mudanças climáticas. Os impactos ambientais da iniciativa na BYD, porém, já foram mensurados: o volume atual de certificados adquiridos evitou a emissão de aproximadamente 470 toneladas de dióxido de carbono (CO²), o equivalente ao plantio de cerca de 3.300 árvores. “O uso exclusivo de energia renovável está alinhado à meta global da BYD de contribuir para a redução da temperatura média do planeta em 1°C”, ressalta Baldy.

Foto: Divulgação/BYD




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *