13 de janeiro de 2026
  • :
  • :

Prefeitura e UFBA alinham estratégias para consolidar Camaçari como polo de ciência, tecnologia e inovação

Prefeitura e UFBA alinham estratégias para consolidar Camaçari como polo de ciência, tecnologia e inovação

O fortalecimento de parcerias institucionais voltadas ao conhecimento, à inovação e ao desenvolvimento sustentável esteve no centro da reunião realizada na tarde desta segunda-feira (12), no gabinete do prefeito Luiz Caetano. O encontro reuniu representantes da Prefeitura de Camaçari e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para discutir caminhos concretos de cooperação, que visam consolidar o município como um polo estratégico de ciência, tecnologia e inovação.

O prefeito Luiz Caetano enfatizou a importância da universidade pública como agente fundamental na transformação social e econômica da cidade. “Camaçari tem vocação para inovar. Ao dialogar com a UFBA, damos um passo decisivo para transformar conhecimento científico em soluções práticas, capazes de melhorar a vida das pessoas e preparar a cidade para os desafios do futuro”, avaliou.

A diretora da UFBA em Camaçari, Maiana Brito, ressaltou o foco em projetos estruturantes e políticas públicas permanentes, prospectando a criação do Fundo de Inovação de Camaçari. “Foi fundamental discutir como a UFBA pode colaborar com o ecossistema local de inovação, não apenas na capacitação, mas também na construção conjunta de projetos. Aqui, debatemos a criação do Fundo de Inovação no município e a perspectiva de consolidar a cidade como polo de inovação, educação e transformação social”, pontuou.

Já o vice-reitor da UFBA, Penildon Silva Filho, definiu o encontro como um avanço concreto na consolidação de um projeto coletivo. “Foi uma reunião muito proveitosa. Apresentamos os esforços realizados em 2025 e demos um novo impulso ao projeto do ecossistema Camaçari Inova, construído a muitas mãos. Quando falamos em desenvolvimento sustentável, falamos de uma hélice formada por governo, sociedade civil, empresariado e universidades. Só assim conseguimos um processo de desenvolvimento que envolva ciência, tecnologia e inovação”, explicou.

A criação do Fundo de Inovação de Camaçari foi apontada como eixo estratégico para tornar efetiva a Lei de Inovação já existente no município, unindo o setor empresarial e o uso de instrumentos como incentivos fiscais.

Entre as iniciativas em andamento, a UFBA destacou as articulações para formação do grupo de trabalho voltado à criação do primeiro mestrado interdisciplinar em transformação digital de Camaçari, ampliando a formação de pesquisadores e fortalecendo a participação do município em editais de pesquisa e extensão.

Outro ponto abordado ao longo do encontro foi a capacitação na área de energias renováveis para jovens de 16 a 29 anos, fruto de uma parceria entre a UFBA e o Ministério do Trabalho e do Emprego. Em 2025, a iniciativa passou pelo Colégio Estadual Polivalente de Camaçari, além do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) e do Colégio Estadual Gonçalo Muniz. A ideia é chegar também à rede pública municipal de ensino, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), tendo em vista que o projeto dialoga diretamente com a instalação de empresas do setor de energia limpa no município, a exemplo da Build Your Dreams (BYD), Goldwind e Sinoma Blade, abrindo oportunidades de emprego, empreendedorismo e inovação social.

Presente no encontro, o secretário de Educação, Márcio Neves, falou sobre a centralidade da educação básica e a necessidade de integrar ciência e tecnologia à rede municipal de ensino. “Com esse debate sobre inovação tecnológica e governança, pretendemos avançar para que, em 2026, consigamos integrar uma rede de pesquisa e conhecimento científico que envolva também as unidades escolares municipais. A ideia é ampliar ações já desenvolvidas ao longo de 2025, como a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, os Laboratórios Maker e os clubes de ciência”, afirmou.

A reunião reafirma o compromisso da Prefeitura de Camaçari com a construção de uma cidade que alia desenvolvimento econômico, educação de qualidade e inovação, tendo a UFBA como parceira estratégica na promoção de um futuro mais justo, inteligente e sustentável.

A reunião contou ainda com a presença do chefe de gabinete do município, Carlos Santos; bem como do professor André Luis; do coordenador de inovação da UFBA, Horácio Nelson Hastenreiter Filho; e da estudante de Direito da UFBA, Maria Cristina Torres.

Foto: Patrick Abreu/PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *