23 de janeiro de 2026
  • :
  • :

Conecta Bahia ganha novo ciclo e chega a todos os municípios baianos

Conecta Bahia ganha novo ciclo e chega a todos os municípios baianos

Garantir acesso à internet de qualidade deixou de ser apenas uma questão tecnológica e passou a ser um fator essencial para o desenvolvimento social, econômico e educacional. No estado baiano, essa transformação ganha força com o Conecta Bahia, política pública do Governo da Bahia, executada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A iniciativa já implementou 340 pontos de wi-fi gratuito em 180 municípios.

Agora, no novo ciclo, o programa prevê investimento de R$ 108 milhões, ao longo de 36 meses, com a instalação de 1.500 pontos até 2027, alcançando todos os municípios baianos.

A ampliação do Conecta Bahia tem como foco comunidades quilombolas, aldeias indígenas e zonas rurais. A política pública vai além da expansão do sinal e aposta na conectividade significativa, com a possibilidade de uso da internet voltada à educação, à telemedicina e aos serviços públicos digitais, como estratégia para reduzir desigualdades e fortalecer as economias locais. Neste sábado (24), serão inaugurados três pontos desse novo momento do programa no município de Maracás.

A ação está inserida no Plano Plurianual 2024–2027, no Programa Bahia Mais Inovadora, no eixo de Conectividade, e se integra à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por fornecer internet de qualidade às instituições de ensino e pesquisa em todo o estado. O Conecta Bahia tem como parceria a Secretaria da Administração (Saeb) e atua de forma transversal com pastas como SEC, SSP, Sesab, Sepromi, Setre e SJDH. A iniciativa também integra o Programa Bahia Mais Digital, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cujo objetivo é promover a transformação digital na Bahia.

O secretário da Secti, Marcius Gomes, destaca que o Conecta Bahia consolida a atuação do Estado como indutor do desenvolvimento digital, alinhado às diretrizes do governador Jerônimo Rodrigues. “Ao estruturar e gerir 100% dessa nova fase do programa, o Governo da Bahia reafirma que conectividade é política de desenvolvimento. Não se trata apenas de acesso à internet, mas de criar condições para que a população utilize a tecnologia como ferramenta de cidadania, de acesso a direitos e à educação, de fortalecimento da economia local e de redução das desigualdades nos Territórios de Identidade”.

Para o secretário da Administração do Estado (Saeb), Rodrigo Pimentel, a iniciativa reforça o papel do Estado na promoção da inclusão digital e na ampliação do acesso aos serviços públicos. “Ao apoiar o Conecta Bahia, reafirmamos nosso compromisso com uma transformação digital inclusiva, capaz de garantir que os serviços públicos cheguem a todos, independentemente da localização ou condição socioeconômica”.

Foto: Divulgação/SECTI




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *