Por meio de decretos, oito secretários estaduais foram exonerados nesta sexta-feira (6), um dia antes do prazo da Justiça Eleitoral para filiação partidária. As exonerações foram divulgadas nos diários oficiais do Estado e do Município.
De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os chefes das pastas têm até o sábado (7) para deixar os cargos, seis meses antes das eleições, para disputar cargos de senador, deputado estadual, deputado federal, governador, vice-governador, presidente e vice-presidente.
Ao menos seis secretários estaduais devem se candidatar. Confira:
– Josias Gomes deixou o cargo de secretário de Relações Institucionais para disputar uma vaga na Câmara de Deputados. No lugar dele, assumiu Cibele Carvalho.
– Ex-governador, Jaques Wagner saiu da pasta de secretário de Desenvolvimento Econômico para disputar uma vaga no Senado. Paulo Guimarães foi nomeado para ser no novo secretário.
– O vice-governador João Leão deixou a secretaria de Planejamento. No entanto, o assessor dele não confirmou se ele irá disputar a eleição em outubro. O posto foi ocupado por Antônio Henrique de Souza Moreira.
– Olívia Santana saiu da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte para disputar a eleição como deputada estadual. No lugar dela, Vicente José de Lima Neto assume o cargo.
– Carlos Martins deixa a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social para disputar como deputado federal. Cézar Lisboa assume o cargo de secretário da pasta.
– Jusmari Oliveira sai do cargo de secretária de Desenvolvimento Urbano para se candidatar como deputada estadual. No lugar dela, foi nomeado Lázaro Miguel de Jesus Pinha.
– Vitor Bonfim deixa o cargo de secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). O G1 não conseguiu entrar em contato com ele para saber se vai disputar a eleição. O cargo foi assumido por Andrea Mendonça.
– José Vivaldo Souza de Mendonça Filho sai do posto de secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação. O G1 também não conseguiu entrar em contato com ele para saber se vai disputar a eleição. Ele ainda não foi substituído na pasta estadual.