25 de novembro de 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Salvador oferece cursos preparatórios gratuitos para o Enem

Prefeitura de Salvador oferece cursos preparatórios gratuitos para o Enem

Os jovens de 15 a 29 anos de Salvador que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 devem ficar atentos. Começam, nesta quinta-feira (19), as inscrições para cursos gratuitos preparatórios e intensivos para o exame. O Programa Enem Salvador é desenvolvido ofertada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

A inscrição presencial ocorrerá no Infocentro da Juventude, localizado na Avenida Sete de Setembro, 202, Edifício Adolpho Basbaum, 4º andar, próximo ao Mosteiro de São Bento. O prazo para efetuar o cadastro acontece das 9h do dia 19 de abril, às 16h do dia 26 de abril de 2018. No ato da matrícula presencial, o jovem deverá apresentar, obrigatoriamente, os documentos listados no edital publicado.

Quem quiser, pode também optar por realizar a inscrição via internet, através do site da SPMJ. Neste caso, as matrículas podem ser feitas das 9h do dia 19 de abril até às 23h59 de 26 de abril de 2018. As aulas começam no segundo semestre deste ano.

Vagas e documentação – Serão oferecidas, ao todo, 400 vagas em instituições de ensino credenciadas. A ação contempla pessoas residentes na capital baiana, egressas do 3º ano do Ensino Médio da rede pública ou bolsistas integrais em escolas particulares, concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e integrantes de famílias cadastradas no programa Bolsa Família.

É necessário também que os interessados estejam inscritos no Enem 2018 e apresentem, após a seleção, o comprovante de matrícula no Exame Nacional. Com esta iniciativa, a SPMJ tem como intuito assegurar direitos, ampliar o acesso às universidades, promover a inclusão, contribuir para a autonomia e garantir mais oportunidades de ascensão dos jovens à educação superior.

Conforme está previsto na lei, 5% das vagas serão destinadas às pessoas com deficiência e 30% reservadas para pessoas que se autodeclararem negras. O cadastro de reserva será composto por até duas vezes o número de vagas e o resultado provisório, contendo a relação dos alunos aprovados, será promulgado no DOM e amplamente divulgado através da mídia.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *