24 de novembro de 2024
  • :
  • :

Câmara de Salvador comemora os cinquenta anos da Pastoral da Juventude

Câmara de Salvador comemora os cinquenta anos da Pastoral da Juventude

A Câmara Municipal de Salvador realizou nesta sexta-feira (27) uma sessão especial em comemoração aos cinquenta anos da Pastoral da Juventude (PJ), no Plenário Cosme de Farias. A iniciativa foi de autoria da líder do bloco de oposição na Casa, vereadora Marta Rodrigues (PT).

A Pastoral da Juventude é um organismo de evangelização e ação social católica da América Latina. Vinculada à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sua organização é através de trabalhos de base nos meios estudantis, sociais e rurais.

A Pastoral da Juventude segue os ensinamentos da Teologia da Libertação. De acordo com Rodrigo Augusto Leão Camilo, mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), esta doutrina “é um movimento sócio-eclesial que surgiu dentro da Igreja Católica na década de 1960. Por meio de uma análise crítica da realidade social, buscou auxiliar a população pobre e oprimida na luta por direitos”.

De acordo com o site www.pj.org.br, a trajetória da Pastoral da Juventude começa nos anos 60, com a Ação Católica Especializada. No final da década de 70 as dioceses passaram a organizar a evangelização dos jovens em pequenos grupos (entre 12 a 25 jovens).

Segundo a vereadora Marta Rodrigues, a Pastoral da Juventude tem importante influência e atuação junto àqueles grupos e movimentos que lutam por uma sociedade menos desigual. “É um organismo que possui pensamentos e atividades baseadas na liberdade de expressão e no amor ao próximo, trabalhando com jovens das comunidades de igrejas católicas”. Ela avaliou que “são jovens aguerridos que estão ao lado da democracia, do bem-estar social e sempre em defesa da vida”.

De acordo com dom Gilson Andrade da Silva, arcebispo primaz da Arquidiocese de Salvador, “esta celebração de hoje é uma homenagem ao protagonismo da juventude católica. Muito importante este reconhecimento da Câmara de Salvador, que representa os anseios de justiça e de uma sociedade mais fraterna.

Segundo o padre Josuel Jesus da Silva, assistente eclesiástico da Pastoral da Juventude, “ a nossa história é de jovens protagonistas da evangelização e o legado de cinquenta anos de atuação é o de que podemos acreditar na vida e num futuro melhor”. Ele também frisou que “são décadas de muito diálogo, luta e articulação promovidos por aqueles que querem um mundo melhor”.

Durante o evento o Grupo Nahara declamou a poesia intitulada “É Por amor”, de autoria de Zé Vicente.

Prestigiaram também a mesa do evento João Pedro de Santana Filho, assessor eclesiástico da Pastoral da Juventude; Larissa Lima Santos, coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Juventude; Aimée Rosa Paranhos Dias, coordenadora do Grupo de Jovens Ângelus da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, em Lauro de Freitas; e Hildete Emanuele Nogueira da Silva, ex-secretária Nacional da Pastoral da Juventude.

Foto: Antonio Queirós/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *