O município de Mundo Novo, a 320 quilômetros de Salvador, viveu um dia de festa na última sexta-feira (10) ao homenagear a corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, com o título de cidadã mundonovense. A sessão extraordinária na Câmara de Vereadores, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Antonio Fernando Almeida, reuniu o prefeito José Adriano, outras autoridades e representantes da sociedade civil da comarca.
Autor da iniciativa, o vereador José Carlos Barreto de Araújo falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI), que saneou as unidades judiciais, e lembrou da época em que a desembargadora foi juíza na comarca, no início da carreira na magistratura.
Durante o saneamento,a equipe analisou 7,4 mil ações, promoveu uma organização nos cartórios segundo os critérios propostos pelo Conselho Nacional de Justiça, e produziu resultados que vão tornar ainda mais rápida a prestação jurisdicional na comarca.
Foram baixados 2.551 processos, publicados 541 editais, juntadas 6,7 mil documentos e petições, movimentados 10,5 mil processos e proferidos 310 despachos, 310 decisões e 227 sentenças. Também foram publicados 815 atos.
Também participaram das homenagens os juízes corregedores Alberto Raimundo dos Santos e Antonio Maron Agle Filho.