30 de abril de 2024
  • :
  • :

ABM realiza o IX Simpósio Doenças do Inverno no dia 19

ABM realiza o IX Simpósio Doenças do Inverno no dia 19

O auditório Altamirando Santana, na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), receberá no próximo dia 19 de maio, sábado, às 8h, o IX Simpósio Doenças Do Inverno. O evento conta com o apoio do Hospital Santa Izabel. As doenças respiratórias aumentam quase 40% durante esse período, superlotando unidades de emergência e leitos hospitalares, exigindo muita habilidade e competência médica para contrabalançar a fadiga. As mortes por doenças respiratórias e cardiovasculares aumentam, justificando assim o simpósio, que já está no seu quarto ano.

No inverno, as pessoas tendem a ficar mais tempo em lugares fechados e com aglomerações, tornando-se o ambiente ideal para proliferação e disseminação dos vírus. O tempo nublado no inverno dificulta a dispersão do ar poluído, ficando em baixa altitude o que aumenta a sensibilidade das vias aéreas desencadeando crises de asma e agudização da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

No IX Simpósio Doenças Do Inverno serão discutidas as patologias mais comuns e que mais se agravam no período do inverno como as viroses respiratórias, pneumonias bacterianas, doenças pulmonares obstrutivas (asma e dpoc) doenças pulmonares intersticiais, com destaque para pneumonia de hipersensibilidade e doenças pulmonares atípicas. Segundo o pneumologista e diretor da ABM, Dr. Guilhardo Fontes, o frio cria grande transformação no meio ambiente e nos hábitos da população. “Passamos a ficar mais tempo em ambientes fechados com aglomerações, o que torna o ambiente ideal para proliferação e disseminação dos vírus”, explica.

O público alvo são os estudantes, médicos residentes, pneumologistas e todos interessados na temática apresentada. No último módulo, serão discutidos dois casos clínicos de forma interativa com toda plateia, onde todos vão poder trocar experiências e sedimentar os conhecimentos adquiridos durante todo simpósio. Para isso, foram escolhidos palestrantes experientes para discussão e trocas de informações científicas e medidas de prevenções. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da ABM.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *