Em função da paralisação dos rodoviários, programada para amanhã (20), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) montou um plano de ação para suprir a demanda de transporte da população. Assim, os 300 micro-ônibus do Sistema de Transporte Especial Complementar (Stec) serão autorizados a operar em roteiros nos grandes corredores da cidade, tais como avenida Silveira Martins, Castelo Branco, Cajazeiras, Boca da Mata, Suburbana, orla e centro.
Vale reforçar que, por se tratar de uma operação especial, os veículos do STEC vão operar como reguladores, compondo, assim, itinerários flexíveis, de acordo com a demanda. Além dos ônibus do Stec, a Semob autorizou também, em caráter excepcional, a operação de veiculos do Transporte Escolar cadastrados no órgão.
A paralisação total do serviço representa o descumprimento de obrigação essencial dos contratos de concessão, estando as concessionárias sujeitas à multa no valor total de R$1.120.000 por cada dia paralisado, dividido entre as três empresas.
Com referência à possibilidade de greve geral, anunciada para a próxima quarta-feira (23), a Prefeitura vem dialogando com o Sindicato dos Rodoviários e com os empresários no intuito de que seja feito um acordo para evitar a paralisação.