O plenário do Senado aprovou dois pedidos de contratação de operação de crédito externo para o município de Salvador. Os financiamentos totalizam US$192,5 milhões para os projetos Salvador Social, com o Banco Mundial (BIRD), e Novo Mané Dendê, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24) pelo prefeito ACM Neto (DEM), que comemorou a liberação dos recursos.
“Isso só foi possível porque Salvador fez seu dever de casa e está com suas contas em dia. São recursos que irão ser injetados em ações sociais na cidade, priorizando as regiões mais carentes, em projetos estratégicos”, disse o prefeito, que tem ido à Brasília praticamente semanalmente em busca de recursos para a capital baiana.
Para o projeto Salvador Social foi aprovado o empréstimo de US$125 milhões com o Bird, que serão aplicados em melhorias na eficiência do sistema de saúde, na qualidade da educação e na proteção social. Em quatro anos, o projeto irá promover um salto de qualidade destes serviços públicos para três milhões de pessoas de baixa renda que vivem na área metropolitana de Salvador.
O Salvador Social prevê um conjunto de iniciativas e metas agrupadas e integradas para saúde, educação e a assistência social, áreas temáticas do Planejamento Estratégico municipal. Está também alinhado com o Plano Plurianual para 2018-2021, que busca a melhoria da qualidade dos serviços sociais, especialmente para a primeira infância e ensino fundamental, no uso dos serviços de saúde básicos e na maior cobertura dos programas de assistência social.
Para o projeto Novo Mané Dendê, foi aprovado com o BID empréstimo de U$ 67,5 milhões, o maior investimento público da história do município de Salvador na área do Subúrbio Ferroviário. Serão beneficiados 80 mil moradores dos bairros de Santa Terezinha, Plataforma- Ilha Amarela, Itacaranha e Rio Sena, com obras de infraestrutura, drenagem, saneamento e habitação, que visam a sustentabilidade social, econômica, urbana e ambiental da região. O projeto é a primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, e consiste na aplicação de melhorias ao longo do curso principal do Rio Mané Dendê.
A bacia do Rio Mané Dendê atravessa quatro bairros do Subúrbio e deságua na cachoeira de Oxum e Nanã, no Parque São Bartolomeu, lugar de tradição e culto das religiões afro-brasileiras. Hoje vivem na área de intervenção direta do projeto 34 mil famílias, em moradias precárias, perto de esgoto e de doenças, em terreno acidentado, com riscos de inundações e deslizamento de encostas. O rio será saneado, preservado e a área urbanizada. Serão construídas novas residências, escolas, posto de saúde, praças, parques e criadas condições para geração de oportunidades de emprego e renda.
“A aprovação desses dois projetos de financiamento é a melhor comprovação do êxito obtido pela gestão do prefeito ACM Neto ao longo desses cinco anos na condução e manutenção do equilíbrio fiscal do município”, afirmou Luiz Carreira, secretário da Casa Civil da Prefeitura.
Foto: Valter Pontes/Secom-PMS