Promover a causa da preservação e a valorização do meio- ambiente entre a comunidade estudantil do ensino fundamental é o que propõe o vereador Felipe Lucas (MDB), através do Projeto de Lei nº 156/18. A matéria institui a Olimpíada Municipal do Meio Ambiente na rede pública de ensino em Salvador.
Conforme o vereador, a iniciativa busca estimular os estudantes a elaborarem projetos que contribuam, concomitantemente, para o desenvolvimento educacional e também para a melhoria de condições ambientais.
“É inegável que a consciência sobre a temática deve ser trabalhada desde cedo. Muitos estudantes não encontram espaço e oportunidades para desenvolver ações em favor do nosso planeta, além de, efetivamente, colaborar com o desenvolvimento sustentável”, afirmou Felipe Lucas.
De acordo com o texto do projeto, a olimpíada deverá ser realizada anualmente e será dirigida aos alunos da rede pública municipal que estiverem cursando o ensino fundamental. A Secretaria Municipal de Educação, junto com a Secretaria da Cidade Sustentável, ficará responsável pela elaboração do regulamento e execução da atividade, a ser realizada nos primeiros 15 dias do mês de junho.
Cada escola ficará responsável por encaminhar os projetos. Os autores da ideia vencedora e a instituição da qual fazem parte serão premiados com uma honraria. “É preciso possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade, concretizando-se na sociedade soteropolitana”, defende o vereador Felipe Lucas.