Com objetivo de perpetuar uma tradição que já dura mais de 60 anos, foi realizada nesta sexta-feira (15) a comemoração em homenagem a Santo Antônio, em Barra do Jacuípe. Conhecido popularmente como santo casamenteiro e protetor dos humildes, ele é ainda padroeiro da localidade. A festa dá início ao ciclo das festividades juninas em Camaçari.
A tradicional lavagem reúne, além de devotos, a comunidade local, turistas e visitantes. As celebrações foram abertas com uma procissão religiosa que foi acompanhada de baianas, banda de sopro e um grupo de capoeiristas, que seguiram, com muita animação, em direção ao largo onde está situada a Igreja de Santo Antônio. Ao chegar ao local, as baianas renderam homenagens ao tão querido padroeiro.
Após o cortejo, o público se divertiu com o desfile do Bloco As Coleguinhas, que teve como atração Pincel e Banda.
A devoção ao santo teve inicio no dia 11 de junho com a habitual trezena. Durante a tarde ainda acontece a apresentação de Kiko Pacifista.
Para o coordenador administrativo da região de Barra do Jacuípe, Eduardo Caleiro, manter a realização da festa é muito importante para a comunidade, pois fortalece a sensação de pertencimento. “Não podemos deixar isso morrer. Precisamos conservar o patrimônio imaterial, e com isso valorizamos a cultura e a história de um povo”. Mais conhecido com Eduardo do Jacuípe, ele parabenizou e agradeceu à Prefeitura de Camaçari por manter vida as tradições locais.
No que depender de Maria Soares do Nascimento, a tradição da lavagem de Santo Antônio em Barra do Jacuípe será eterna. Além de moradora e nativa do lugar, ela faz parte do grupo das baianas que realizam o cortejo. “Trago isso na minha vida como uma herança da minha avó e da minha mãe. Faço questão de manter as minhas raízes e passar para meus filhos e netos”, concluiu orgulhosa.
Os festejos a Santo Antônio se estendem no sábado e no domingo (16 e 17/6), com apresentações de artistas locais num palco montado na área do estacionamento, próximo ao largo da igreja. São esperadas cerca de mil pessoas por dia. A animação ficará por conta de artistas e bandas locais.
As festas são organizadas pela prefeitura, por meio da Coordenação de Eventos que, para garantir tranquilidade ao público, conta com apoio do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e também disponibiliza seguranças particulares. Os espaços das festas dispõem ainda de barracas de comidas e bebidas, bem como sanitários químicos.
Confira a programação abaixo:
Sábado (16/6)
19h– Alegria do Forró
20h – Forró + 2
21h – Spiga Nua
22h30 – Vando Santos
00h – Banda Irmanada
Domingo (17/6)
18h – Heleno e Thiago
19h30 – Rei do Luxo
21h – Elvis Salgado
22h30 – Mega Bis
00h – Bonde do Galã
Foto: Thiago Canuto/Ascom-PMC