29 de abril de 2024
  • :
  • :

Japão surpreende e vence a Colômbia por 2 a 1; veja os gols

Japão surpreende e vence a Colômbia por 2 a 1; veja os gols

O confronto entre Colômbia (quinta colocada do Mundial de 2014) e Japão (vindo de conturbada preparação) sugeria vitória tranquila dos sul-americanos, inclusa a lembrança da goleada por 4 a 1 quatro anos atrás. Mas a expulsão do volante Carlos Sánchez, logo aos três minutos, alterou a dinâmica esperada para a partida. Foram os orientais que pressionaram, ficaram mais com a bola (58% de posse) e saíram da Arena Mordovia com uma incontestável vitória por 2 a 1, na abertura do Grupo H da Copa do Mundo da Rússia.

Dispostos inicialmente a esperar a iniciativa colombiana, os japoneses foram presenteados por um erro do zagueiro Dávinson Sánchez, que originou a jogada do primeiro gol. O chute de Kagawa foi interceptado pelo braço do volante Carlos Sánchez, que recebeu o cartão vermelho. Após reclamações, o camisa 10 japonês cobrou o pênalti com sutileza. Aos 31, o técnico José Pékerman finalmente decidiu recompor sua equipe taticamente, colocando o volante Barrios no lugar de Cuadrado. Na única chance criada após essa mexida, o meia Quintero (substituto de James Rodríguez, poupado por desgaste muscular) cobrou falta por baixo da barreira e surpreendeu o goleiro Kawashima. O camisa 1 ainda ousou reclamar, apesar da infalível tecnologia que vigia a linha do gol.

No segundo tempo, o Japão assumiu a vantagem de ter um atleta a mais em campo e pressionou desde os primeiros minutos. O goleiro Ospina teve que defender chutes de Osako, aos nove, e Inui, aos doze. James, artilheiro da última Copa, foi acionado e ovacionado pelo númeroso público colombiano, mas não conseguiu alterar o panorama do jogo, de completo domínio nipônico. Aos 28, quando Osako cabeceou no canto esquerdo, após cobrança de escanteio, fez-se justiça: a improvável vitória dos Samurais Azuis tornava-se incontestável realidade. Cansados e afoitos, Los Cafeteros pressionaram em vão nos minutos finais.

O Japão volta a campo no próximo domingo (24) para enfrentar Senegal, ao meio-dia. No mesmo dia, às 15h, a Colômbia terá a difícil missão de conseguir sua primeira vitória contra a Polônia.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *