A Câmara Municipal de Salvador homenageia todos aqueles que lutaram pela Independência da Bahia com uma programação didática e cultural. Em evento coordenado pelo Memorial da Casa, alunos de escolas públicas da cidade vão participar do projeto “História e Estórias da Bahia: o 2 de Julho e a Formação da Nossa Identidade”. O evento será realizado no Centro de Cultura, no dia 12, a partir das 9 horas.
Na comemoração dos 195 anos de Independência da Bahia, o professor de História Ricardo Carvalho fará uma apresentação para os estudantes. A proposta é destacar os personagens, locais e acontecimentos importantes da história do estado e de sua luta pela independência.
O evento tem ainda o objetivo de incentivar a interação das escolas com a Câmara através do Memorial. “Eventos como esse apresentam aos alunos novas ferramentas de educação que contribuem no processo de ensino e aprendizagem, preservando e valorizando da memória e da história do nosso estado”, afirma o coordenador do Memorial, Gerson Guimarães.
Em sua apresentação, o professor Ricardo Carvalho vai falar sobre o contexto social, político e econômico do 2 de Julho e suas representações no cenário atual. Ricardo Carvalho é professor de História, documentarista, diretor de teatro e comunicador. Graduou-se em História pela Universidade Católica do Salvador em 1985 e já atuou como pesquisador do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).