Está disponível a partir desta terça-feira (03), a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a CNH digital pode ser utilizada pelos condutores que possuem a carteira impressa no formato atual – com QR Code – ou o certificado digital.
Quem não está incluído neste grupo pode solicitar a CNH digital, por meio do pagamento da taxa de R$ 67,10. Os condutores que possuem o certificado digital estão isento do pagamento. Outra opção é aguardar a renovação da CNH impressa para ter acesso gratuitamente à versão eletrônica.
Os interessados que ainda possuem a CNH impressa no formato antigo e desejam adquirir a CNH digital devem procurar o Detran para emitir a segunda via ou renovar o documento.
Para acessar a CNH-e, o motorista precisa se cadastrar no portal do Departamento Nacional de Trânsito, que enviará por e-mail um link de ativação do serviço e criação de uma senha. Depois, ele deve baixar o aplicativo da CNH-e no celular, disponível nos sistemas iOs e Android. O acesso à habilitação digital não depende de sinal de internet. O site do Detran terá um atalho para o endereço eletrônico do Denatran.
Licenciamento – Outra novidade disponível a partir desta terça é a possibilidade de retirar o documento do veículo 48 horas após o pagamento do licenciamento. A retirada pode ser feita, sem custo, na sede do Detran. Aqueles que não optarem pela modalidade podem aguardar a entrega gratuita do licenciamento pelos Correios, em até 15 dias.