O YouTube reforçou a aplicação de suas diretrizes para vÃdeos voltados para crianças, afirmou a Alphabet, do Google, na quarta-feira (22), em resposta a crÃticas de que a rede social não tem protegido as crianças de conteúdos adultos.
O serviço de streaming de vÃdeo removeu mais de 50 canais na última semana e parou de transmitir anúncios em mais de 3,5 milhões de vÃdeos desde junho, afirmou a vice-presidente do YouTube, Johanna Wright, em publicação em um blog.
“No geral, nós temos aumentado os recursos para garantir que milhares de pessoas estejam trabalhando 24 horas por dia para monitorar, revisar e tomar as decisões certas sobre nossas polÃticas de anúncio e conteúdo”, disse Wright. “Essas últimas mudanças de aplicação tomarão forma nas próximas semanas e meses à medida que trabalhamos para lidar com esse desafio crescente”.
O YouTube tem se tornado uma das operações do Google de crescimento mais rápido em termos de venda ao simplificar o processo de distribuição de vÃdeos online, mas colocando poucos limites no conteúdo.
Pais, anunciantes, órgãos reguladores e judiciais têm ficado cada vez mais preocupados com a natureza aberta do serviço. Eles alegam que o Google precisa fazer mais para banir e restringir o acesso a vÃdeos inapropriados, incluindo propagandas de extremistas religiosos.
O Google depende de pedidos de revisão de usuários, de um painel de especialistas e de um programa automatizado de computador para ajudar seus moderadores a identificar materiais que possam precisar ser removidos.
Moderadores agora são instruÃdos a deletar vÃdeos “mostrando menores que podem estar colocando crianças em perigo, mesmo se essa não seja a intenção de quem os publicou”, disse Wright. VÃdeos com personagens populares “mas contendo temas maduros ou humor adulto” também serão restringidos a adultos, disse.