23 de novembro de 2024
  • :
  • :

Audiência pública debaterá desafios do artesanato baiano na segunda-feira

Audiência pública debaterá desafios do artesanato baiano na segunda-feira

A Câmara de Salvador promoverá na próxima segunda-feira (23), a partir das 14h, uma audiência pública para debater os desafios do setor de artesanato na Bahia. O evento, requerido pelo vereador Felipe Lucas (MDB), será realizado no auditório do Centro de Cultura, na Praça Municipal.

“A intenção é colocar frente a frente representantes do Poder Público e os artesãos. Eles necessitam de espaços para expor e comercializar a sua arte. No Mercado Modelo, por exemplo, a grande maioria dos produtos é proveniente de outros estados”, afirma o vereador.

De acordo com o Sebrae Bahia, somente na Região Metropolitana de Salvador (RMS), mais de 500 artesãos são formalizados. Em toda a Bahia são mais de 11 mil profissionais, que ajudam a movimentar cerca de R$ 2 milhões por ano.
Felipe Lucas destaca a riqueza no trabalho dos artesãos baianos, mas ressalta a necessidade de criação de mecanismos para exposição e venda dos produtos, além de opções de financiamento e capacitação. “Esse ofício milenar é responsável pelo sustento de milhares de famílias na Bahia. São artesãos que precisam de incentivo para driblar a burocracia e falta de apoio”, explica.

Dentre os convidados para o evento estão o prefeito ACM Neto; o vice-prefeito Bruno Reis; o superintendente do Banco do Nordeste na Bahia, Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior; e o superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Khoury, além de representantes de associações de artesãos.

Foto: Valdemiro Lopes/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *