Quarenta e sete mil animais, entre cães e gatos, foram imunizados em 16 dias da campanha de vacinação antirrábica em Salvador. A estratégia seguirá até 18 de agosto e tem como objetivo proteger 200 mil animais contra raiva na capital. Os donos de animais de estimação poderão levar os bichos para receber a dose em um dos 104 postos distribuídos pela capital baiana. O serviço é oferecido gratuitamente de segunda a sexta-feira, exceto feriado, das 8h às 14h.
Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, inclusive fêmeas paridas há mais de 15 dias, exceto os que estiverem doentes.
“É importante que a população procure os postos, já que a vacinação é a principal medida de prevenção contra a doença. Esse ano, Salvador registrou três casos confirmados de raiva em morcego. Com isso, os animais ficam vulneráveis ao contato, por isso a importância da vacinação”, alertou Aroldo Carneiro, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.
Foto: Bruno Concha/Secom-PMS