A empresa Viação Vitória, que teve 90% da frota retida após irregularidades, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, declarou nesta segunda-feira (23) que não tem como corrigir os problemas, no prazo de 30 dias, operando com a quantidade de coletivos disponível.
Atualmente, apenas 9 dos 80 ônibus que a empresa possui estão em operação na cidade. Das 27 linhas que a Viação Vitória atendia, 19 estão sem cobertura, segundo a prefeitura. Das outras 8, 2 estão com a Viação e 6 foram transferidas para a empresa Cidade Verde após a prefeitura declarar situação de emergência no transporte público.
Além dos ônibus retidos, a Viação Vitória também enfrenta problemas com os funcionários. Segundo os trabalhadores, os pagamentos dos salários estão atrasados há dois meses. A categoria chegou a fazer uma manifestação na garagem da empresa no sábado (21) e disse temer demissões.
Em nota, a Viação Vitória informou que não tem recursos em caixa para investir na reforma dos ônibus, que são a única fonte que a empresa tem para pagar os funcionários, comprar combustível e manter o funcionamento, sob dois processos: um de recuperação judicial e outro de caducidade.
No comunicado, a empresa diz também que só poderá retomar o calendário de pagamentos, à medida que os ônibus voltem a circular. A empresa informou ainda que está buscando soluções e fazendo todos os esforços possíveis para cumprir com as determinações da prefeitura, visando preservar os 500 empregos, que também dependem desse esforço.
Já a prefeitura, em nota, informou que aguarda que a Viação Vitória faça os reparos necessários nos ônibus retidos.
A crise no transporte público de Vitória da Conquista começou na última terça-feira (17), após 74 ônibus da Viação Vitória serem retidos na garagem da empresa, durante uma vistoria da prefeitura. Foram encontrados coeltivos com pneus “carecas”, sinalização quebrada e tacógrafo em mau estado, entre outros problemas
A empresa tem 80 coletivos e, após a situação, apenas 6 puderam rodar na cidade. Depois de dois dias, a Viação Vitória regularizou mais um veículo, e 7 ônibus passaram a circular na quinta-feira (19). Nesta segunda-feira, outros 2 foram liberados.
Antes disso, na quarta-feira (18), a Prefeitura de Vitória da Conquista decretou situação de emergência no transporte público, por conta dos problemas com a Viação Vitória.
No mesmo decreto, o órgão ainda determinou que uma outra empresa iria assumir as linhas da Viação até que ela regularizasse todos os ônibus que foram retidos.
A Cidade Verde começou a assumir as linhas da Viação Vitória na quarta-feira. A empresa, que já atendia a 25 linhas, assumiu algumas da Viação.
Em nota, a prefeitura informou que o decreto foi uma medida emergencial que permite repassar as linhas para outra empresa, o que resolve momentaneamente a questão.
Sem ônibus, os moradores das localidades afetadas pelo problema passaram a usar transportes alternativos, como corridas por aplicativos, táxis e a vans. Quem não pode pagar pelos veículos, usa bicicletas.
Os passageiros que esperam pelos ônibus nos locais onde a frota está reduzida, reclamam da demora para a chegada dos coletivos.
Foto: Reprodução TV Sudoeste