O vereador Henrique Carballal (PV) criticou a representatividade seletiva dos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), que fizeram o que ele chamou de “manifestação simulada”, no Itaigara, na manhã desta sexta-feira (3).
“Rui Costa é o rei do arrocho. Não concedeu qualquer aumento aos professores, mas permanece blindado. Se essa turma tivesse credibilidade e algum compromisso com a melhora da educação, faria um barulhento protesto no Parque de Exposições, onde o governador oficializará a candidatura à reeleição, no sábado. Mas isso não acontecerá porque a APLB é um braço auxiliar do PT, do PSOL e do PC do B”, afirmou.
Para Carballal, enquanto a prefeitura já entregou cerca de 230 unidades de ensino desde 2013, melhorando as condições de trabalho dos professores da rede municipal, Rui Costa não colocou sequer um tijolo para construir uma escola na capital.
“Rui Costa é sinônimo de descaso e desleixo com a educação. Isso explica por que a Bahia ocupou a 24ª posição entre as 27 unidades federativas, na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgada em 2016. A qualidade do Ensino Médio estadual só não foi pior do que a registrada no Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe”, assinalou.