Serrinha é a próxima cidade escolhida pelo Renova OAB para o lançamento oficial do Movimento. Após passar por vários municípios do interior do estado, o grupo de advogados insatisfeitos com o atual rumo da advocacia e omissões da seccional baiana da OAB se encontrará nesta quinta-feira (9), às 19h, na rua Álvaro Augusto, 983, no bairro da Rodoviária, para debater o panorama da advocacia na região.
Criado no início do ano por um grupo de mais de 300 advogados, o Renova OAB tem crescido a cada novo encontro, com a adesão de novos participantes. O objetivo é ouvir dos advogados e advogadas que atuam na região quais as principais dificuldades enfrentadas no exercício da profissão e quais as ações necessárias para mudar essa realidade.
“O Renova OAB tem visitado várias cidades e, em todas elas, ouvimos queixas e insatisfações de advogados e advogadas que exercem todos os dias a profissão. A violação das prerrogativas é uma das principais demandas. Além disso, a advocacia baiana demanda transparência, eficiência, melhor funcionamento do judiciário e uma entidade de classe que de fato a represente”, afirma o advogado criminalista e Doutor em Direito Penal Gamil Föppel, que lidera o movimento.
Integrante do Renova OAB, a advogada Aline Batista, que atua no ramo do Direito Administrativo, conta que as demandas têm chegado de diferentes cidades.
“É neste momento que a gente constata que a insatisfação é generalizada. São advogados e advogadas que querem ser ouvidos e sugerir ideias e ações para mudar a realidade de dificuldades que a advocacia enfrenta”, destaca.
Em Serrinha, o encontro ocorrerá na rua Álvaro Augusto, próximo ao Complexo Policial e ao campus da Uneb na cidade.
“O lançamento do Renova OAB em Serrinha serve para mostrar que é possível um novo momento da advocacia baiana. O grupo é formado por profissionais que militam, que estão todos os dias nas comarcas, nos fóruns, e sabem de todas as mazelas que os advogados da Bahia enfrentam atualmente. A gente precisa de mudança e da não perpetuação no poder”, ressalta a advogada militante Kátia Cilene, que atua em Serrinha e municípios da região.