Simbolizado na natureza pelo arco- íris, o orixá Oxumaré será homenageado neste sábado (18), pelo povo de santo da Casa de Oxumarê – um dos mais antigos e tradicionais terreiros de candomblé da Bahia. A celebração religiosa acontece tradicionalmente no terceiro sábado de agosto e este ano, a festa terá como tema a Ecologia.
Na religião candomblecista, a ecologia e espiritualidade estão diretamente associadas, uma vez que os orixás possuem o domínio em cada elemento da natureza. Durante a cerimônia pública serão distribuídas três mil mudas de aroeiras para os presentes. A aroeira faz parte de um conjunto de folhas indispensáveis em diversas aplicações religiosas, como a purificação energética de pessoas e locais. A comemoração gratuita acontecerá na sede da Casa de Oxumarê, a partir das 21h, na Federação.
Divindade do Candomblé, Oxumaré é o orixá de todos os movimentos, de todos os ciclos. Seus principais elementos são o arco-íris e a serpente. Oxumaré mora no céu e vem à Terra visitar-nos através do arco-íris. Ele é uma grande cobra que envolve a Terra e o céu e assegura a unidade e a renovação do universo.
Foto: Divulgação