No mês de agosto, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) realiza ações de manutenção em sete passarelas da cidade: três passarelas na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), duas na Vasco da Gama, uma na Avenida Antônio Carlos Magalhães, na altura da Comercial Ramos, e no equipamento em frente à sede da Petrobras, no bairro do Itaigara. Equipamentos como pisos de concreto, produtos metálicos e de pintura são desenvolvidos e aplicados na manutenção das estruturas, fabricados na própria Desal.
Atualmente, a capital baiana conta com 40 passarelas, localizadas nas principais vias da cidade, sendo que oito delas são de responsabilidade da CCR Metro Bahia e 32 da gestão municipal. Nestes casos, a Desal executa ações como trocas ou reparos em pisos desgastados ou completamente destruídos, remoção da oxidação e troca das estruturas metálicas e pinturas. O trabalho acontece com intervalos de 90 dias, antes de nova manutenção das estruturas.
“Temos o cuidado de realizar um trabalho preventivo nas passarelas, de modo a diagnosticar possíveis problemas e evitá-los, ou simplesmente corrigir a situação antes que cause algum tipo de dano à estrutura ou aos pedestres que as utilizam diariamente. Fazemos a manutenção do que estiver em estado crítico, reformando um equipamento por vez, sem prejudicar a mobilidade dos cidadãos”, explica o titular da Desal, Marcílio Bastos.
Recentemente, foi beneficiado com os trabalhos da Desal o equipamento da Avenida Centenário, com a substituição da passarela que dá acesso ao shopping da região. De forma complementar ao trabalho do órgão, agentes da Limpurb e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizam ações conjuntas de limpeza e substituição de lâmpadas, para garantir o saneamento e a segurança dos pedestres que trafegam pelas estruturas.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS