O esquema tático montado pelo técnico Tricolor Enderson Moreira foi eficiente o suficiente nesta quarta-feira (29) para neutralizar as jogadas de ataque do Vovô e conseguir os gols que garantiram mais um triunfo para o Bahia. A vitória quebrou o tabu de o Bahia ainda não ter vencido fora de casa pelo Campeonato Brasileiro.
Os primeiros 45 minutos foram bem movimentados, embora com poucas finalizações. O Ceará pressionou mais em boa parte do primeiro tempo. Mas não conseguiu finalizar a contento. No entanto, o Bahia, que começou recuado, foi reagindo aos poucos até que conseguiu marcar o primeiro gol em cobrança de escanteio, com Lucas Fonseca. O Vovô ainda buscou o empate, mas não chegou ao objetivo, terminando a etapa inicial com vitória baiana.
No segundo temo, o cenário se repetiu. A pressão alvinegra foi a mesma do primeiro tempo. O técnico Lisca deixou o time mais ofensivo com as entradades de Romário e Arnaldo. Já o Bahia permaneceu forte na defesa e explorando os contra-ataques em velocidade. E foi em um desses que conseguiu marcar o segundo gol. Na velocidade, o atacante Gilberto venceu a marcação do zagueiro Luiz Otávio e também de Everson para fazer 2 a 0 e fechar a partida no PV.
O Ceará fica na 19ª posição da Série A do Campeonato Brasileiro, com 17 pontos em 21 partidas, na zona de rebaixamento. O Bahia sobe para o 11º lugar, ficando mais distante do Z-4, com 25 pontos nos mesmos 21 jogos.
O Ceará volta a campo no domingo (2), contra o Flamengo, no Maracanã, a partir das 11 horas. O Bahia encara o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, no mesmo dia, mas às 16 horas. Os dois jogos são válidos pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.