Com a alta de 1,9% durante o pregão desta 3ª feira (04), as ações da Amazon atingiram US$ 1 trilhão em valor de mercado e tornaram a empresa de Jeff Bezos a 2ª na história a atingir a marca. A 1ª a conseguir o feito foi a Apple, no início de agosto deste ano. As informações são do The Wall Street Journal.
O resultado é parte da confiança que a Amazon vem passando aos investidores, com resultados lucrativos nos setores de entregas e a “nuvem” de dados, além da importância dada à opinião dos clientes. Acumula crescimento de 75% em 2018, com adição de US$ 435 bilhões à capitalização de mercado. Para efeito de comparação, esse valor corresponde à cotação do Walmart e da Nike somadas.
A empresa começou em 1994 na garagem de Bezos como uma livraria online. Abriu o capital em 1997 e manteve rápida expansão no varejo com preços baixos, captando as vendas de outras redes no ramo. Em 2017, a Amazon lucrou US% 108 bilhões em vendas de produtos pela internet. Recentemente, passou a investir em eletrônicos, criou o próprio serviço de streaming e planeja competir com a FedEx no mercado de serviços de entrega.
A notícia confirma a mudança na tendência das bolsas de valores, com 1 aumento da influência das empresas de tecnologia em relações às petroleiras. “Eles provaram que podem dar certo”, disse Michael Lippert, administrador da Baron Capital Opportunity Fund, que conta com a maior participação em investimentos na Amazon.