A partir desta quarta-feira (12), a pista principal de voo do Aeroporto de Salvador passará por uma obra de requalificação. O intuito é melhorar a infraestrutura e ampliar a segurança das operações. As intervenções integram o Contrato de Concessão do local e tem a conclusão dos serviços na pista principal prevista para outubro de 2019.
A pista já está operando de acordo com as exigências feitas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as intervenções servirão para aumentar a eficiência e segurança dentro dos padrões internacionais, além de ampliar a vida útil da pista, evitando com que a necessidade de serviços de manutenção ao longo do tempo.
Fases – Neste momento inicial haverá três etapas, que visam evitar um impacto à s atividades do Aeroporto. Nas duas primeiras os pousos e decolagens poderão ocorrer normalmente, sem precisar de um fechamento total da pista, somente parcial.
A primeira fase começa nesta quarta e seguirá por quatro meses, com previsão de conclusão em janeiro do ano que vem. Ela contempla o recapeamento, além de melhorias no acostamento e sinalização, também haverá ajustes na faixa de pista e implantação da área de segurança.
O foco da etapa inical será nos 900 m finais da pista, e ocorrerá das 7h30 à s 17h30. Com os serviços ocorrendo no perÃodo diurno, os voos internacionais não serão afetados, já que as operações com aeronaves de grande porte normalmente acontecem no perÃodo noturno.
A pista intitulada como “taxiway A”, usada para movimentação de aeronaves, passará por intervenção. Ela fica paralela à área de pousos e decolagens.
De janeiro até abril de 2019, as intervenções fÃsicas irão ocorrer nos 900 m iniciais da pista principal. A terceira fase será se concentrará entre os meses de maio a agosto, também do ano que vem, e será implementada na parte central da pista.
Extras – Paralelo à s intervenções, nos dias 25, 26, 27 e 29 serão destinados a serviços de manutenção programada na pista principal. Neste perÃodo haverá remoção de borracha de recuperação de asfalto, manutenção do sistema de balizamento e revitalização da sinalização horizontal.
As ações adicionais ocorrerão das 2h às 6h, no momento em que a pista estará fechada para operações.
Essas mudanças gerais fazem parte do cronograma de obras previsto no Contrato de Concessão do Aeroporto com a VINCI Airports, que assumiu a gestão de operações do terminal. As obras possuirão duas fases nos próximos quatro anos. A primeira teve inÃcio em abril deste ano e a conclusão é prevista para outubro de 2019. Já a segunda tem previsão de conclusão para outubro de 2021.
A primeira etapa foca em ampliar e modernizar o terminal de passageiros, além de mudanças no embarque e desembarque, atualização nos banheiros e fraldários e melhorias internas e externas.
Foto: Manu Dias/GOVBA