A Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) anunciou nesta terça-feira (18) que Hortência foi eleita a melhor jogadora de todos os tempos em Mundiais. A votação ocorreu pelo site da entidade e a brasileira conquistou o prêmio com folga. A ex-ala recebeu 85% dos votos. A australiana Lauren Jackson ficou em segundo lugar.
A posição das demais concorrentes não foi divulgada pela Fiba. Além de Lauren Jackson, Hortência desbancou as norte-americanas Diana Taurasi, Lisa Leslie, Maya Moore e Sue Bird, a australiana Penny Taylor, a checa Hana Horakova e a russa Elena Baranova.
Hortência se destacou principalmente na edição de 1994, quando o Brasil conquistou o título. A ala terminou o torneio disputado na Austrália com média de 27,6 pontos. A Fiba destacou ainda os 32 pontos da vitória sobre os Estados Unidos por 110 a 107, pela semifinal. Em seu currículo, a ex-jogadora, que foi vice-campeã olímpica em 1996, participou de cinco edições do Mundial.
“Estou muito feliz. Depois de 24 anos fora das quadras, ainda ser reconhecida. Principalmente pelo povo brasileiro, que se mobilizou e torceu por mim. Só tenho de agradecer a todos e dizer que, nossa… Nem sei o que dizer na verdade. Estou tão feliz. Muito obrigada pelo carinho. Estou em êxtase ainda pela notícia”, disse, em vídeo publicado no Twitter.
Pouco depois, Paula parabenizou sua companheiro de muitos anos na seleção pelo feito. “Merecidíssimo, Magrela! Que máximo!”, publicou a ex-jogadora, também um dos maiores nomes de todos os tempos do basquete.