Nesta quarta-feira (6), às 8h30, a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE), vinculada à Secretaria Estadual de Comunicação Social (Secom), comemora 15 anos de atuação como canal de comunicação entre o cidadão e o Governo do Estado. Na ocasião, o órgão irá receber a Certificação NBR ISO 9001 e apresentar balanço das principais ações do ano.
O evento será no auditório da Secretaria de Educação do Estado (Sec), localizada na 5ª Avenida, 550, Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contará com a presença da Rede de Ouvidorias Especializadas do Estado, formada por 288 ouvidores, representantes da Lei de Acesso à Informação (LAI) e autoridades.
A padronização e certificação de qualidade da OGE fazem parte das ações do Governo do Estado que visam a qualidade da prestações dos serviços públicos, consolidando o órgão como instrumento de gestão e canal entre o cidadão e o Governo.
A certificação será realizada através do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). A ISO 9001 é uma norma que padroniza sistemas de gestão de qualidade dos serviços públicos ou privados e indica que a organização executa boas práticas de gestão, ou seja, promove a melhoria contínua de todos os seus processos buscando a eficiência operacional e a qualidade dos serviços.
Balanço – A Ouvidoria Geral do Estado registrou um aumento de 243.270 mil manifestações em 2017, no período de janeiro a novembro, em relação a 2016, que registrou mais de 106.980 mil. Até o final de novembro, a OGE recebeu 350.250 mil manifestações referentes aos serviços públicos estaduais e atuação do Governo do Estado.
O crescimento no número de atendimentos aos cidadãos é resultado de um conjunto de ações que promovem a participação social em todo o estado, como o projeto Ouvidoria Ativa, que informa a população sobre o papel e os canais de acesso da OGE, entre outras.