A primeira pesquisa desta semana é do BTG Pactual, realizada entre sábado (22) e domingo (23) pela FSB, e divulgada pelo site O Antagonista nesta segunda-feira (24). Nela, o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 33% dos votos, dez pontos à frente do petista Fernando Haddad, que subiu 7 pontos em 7 dias e tem agora 23%.
Ciro Gomes do PDT tem 10%, Geraldo Alckmin do PSDB tem 8%, Marina Silva da Rede tem 5%, João Amoêdo do Novo tem 3% e Henrique Meirelles do MDB tem 3%.
Mais da metade – Jair Bolsonaro e Fernando Haddad concentram mais de 50% dos votos na pesquisa FSB/BTG, no total 56%. É a primeira vez que isso ocorre.
Jair Bolsonaro, sozinho, tem mais votos do que a soma de Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Marina Silva, João Amoêdo, Henrique Meirelles, Alvaro Dias e todos os outros.
Quem mais perdeu na semana passada foi Ciro Gomes. De xingamento em xingamento, ele despencou de 14% dos votos para apenas 10%.
2º Turno – No segundo turno, Jair Bolsonaro ainda está 4 pontos à frente de Fernando Haddad. Ele tem 44% dos votos contra 40% do poste, de acordo com a pesquisa FSB/BTG.
O derretimento de Ciro Gomes na pesquisa FSB/BTG mostra que o presidente pode ser eleito no primeiro turno. Só sobraram Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, com mais de 60% dos votos válidos.
Agora depende dos 16% de eleitores de Geraldo Alckmin, João Amoêdo, Henrique Meirelles e Alvaro Dias, que podem optar pelo voto útil para derrotar o candidato de Lula.