O brasileiro Robson Conceição derrotou por pontos, após oito rounds, o canadense Joey Laviolette neste sábado (03), na cidade de El Paso, nos Estados Unidos. Foi a 10.ª vitória consecutiva do campeão olímpico nos Jogos do Rio-2016 como boxeador profissional na categoria peso super-pena (58,97 kg). Os três jurados anotaram 80 a 72 para o pugilista baiano.
O canadense tinha um cartel muito similar ao do brasileiro, com dez lutas e apenas uma derrota – Conceição havia feito sua última luta em agosto, quando venceu por decisão unânime Edgar Cantu, também nos Estados Unidos. E o combate deste sábado foi, de fato, equilibrado.
Apesar de dominar o combate, Robson Conceição apresentou algumas falhas importantes diante de um adversário de segunda linha. Além da guarda muito baixa durante a troca de golpes, o brasileiro se expôs demais ao tentar atingir a linha de cintura do adversário.
Outro problema de Robson Conceição foi a falta de mobilidade na cintura, o que permitiu que Joey Laviolette acertasse golpes em sequência. Uma falha dessas diante de lutadores ranqueados podem significar o fim da invencibilidade.
“Eu quero os campeões”, disse Robson Conceição ainda sobre o ringue. Melhor seria corrigir alguns defeitos e aperfeiçoar virtudes antes de combates mais rígidos. O site norte-americano Fightnews.com analisou o desempenho do brasileiro como “decepcionante”.