As oportunidades para investimentos na Bahia foram apresentadas ao embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Herman, em visita de cortesia à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), na tarde desta terça-feira (06). “Há muitas áreas de interesse comum”, disse ele à secretária Luiza Maia (PT), que representou o governador Rui Costa (PT).
A intenção é fortalecer a parceria entre o estado e o país europeu, que hoje inclui a exploração de diamantes no município de Nordestina, operada pela Lípari, além da fabricação de bebidas pela Ambev, que em 2004 se fundiu à belga Interbrew. Também participou da reunião o cônsul honorário da Bélgica na Bahia Stephane Pérée.
A secretária explicou ao embaixador as particularidades da economia e do ambiente de negócios na Bahia. “Enquanto ocorreu uma retração na maioria dos estados brasileiros, as contas da Bahia permaneceram equilibradas, o que possibilitou que atravessássemos a crise sem grandes percalços”, disse. Segundo Herman, previsibilidade, segurança jurídica e tributária são essenciais para atrair a atenção dos empresários de seu país.
Ficou acertado que em breve será agendada a vinda de uma missão empresarial belga à Bahia para conhecer de perto as potencialidades. Há várias atividades desenvolvidas que podem interessar os investidores da Bélgica como produção de energias renováveis e de equipamentos para esse setor, concessões de portos e aeroportos, hotelaria, chocolate, mineração e petroquímica. Segundo o embaixador, Antuérpia, uma das maiores cidades belgas, é um dos maiores polos desse segmento no mundo.
Foto: Matheus Aquino/Ascom-SDE