Por José Lopes (redacao@newsba.com.br)
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) acaba de anunciar a indicação do general Fernando Azevedo e Silva para o cargo de ministro da Defesa. O general atualmente é assessor especial do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.
Bom Dia! Comunico a todos a indicação do General-de-Exército Fernando Azevedo e Silva para o cargo de Ministro da Defesa.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 13 de novembro de 2018
Dentre outras atribuições, Azevedo e Silva presidiu a Autoridade Pública Olímpica (APO), que coordenou a participação dessas três esferas federativas na preparação e realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
General de divisão do Exército e ex-presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil, Azevedo e Silva foi presidente da Comissão de Desporto do Exército durante a preparação e execução dos V Jogos Mundiais Militares – Rio/2011 e responsável pela preparação das equipes militares do Brasil.
Sua indicação para presidir a APO foi feita pela presidente Dilma Rousseff, e recebeu relatório favorável do senador Francisco Dornelles (PP-RJ).
Segundo o site O Antagonista, “Azevedo e Silva é da ala moderada — e majoritária — do Exército. É considerado ‘uma grande cabeça’ e ligado ao comandante do Exército, general Villas Bôas”. Ele foi comandante do Estado Maior do Exército e comandante da Brigada Paraquedista.