Um mutirão gratuito de consultas oftalmológicas de prevenção à catarata, voltado para pessoas a partir de 60 anos, será realizado no sábado (1º), no bairro de Ondina, em Salvador.
Os interessados devem ir até a Clínica Oftalmo Diagnose, localizada na Av. Adhemar de Barros, a partir das 7h. É necessário levar RG e cartão SUS.
A previsão é que cerca de mil idosos sejam atendidos. Se for diagnosticada a catarata no momento da consulta, o paciente já sai de lá com a cirurgia agendada. A expectativa é que o procedimento cirúrgico aconteça entre os dias 15 e 16 de dezembro, na própria clínica.
Caracterizada pela opacidade do cristalino – estrutura que funciona como uma lente dentro dos olhos e responsável pela focalização da imagem para longe e perto – a catarata ainda é reversível através de cirurgia.
De acordo com o oftalmologista Carlos Eduardo Souza, as causas para o desenvolvimento da doença são várias, e a mais comum é a catarata senil, surgida após os 60 anos, decorrente do processo natural do envelhecimento. Fatores como diabetes, catarata traumática, inflamações intraoculares e uso de corticoide por tempo prolongado também podem ser condições favoráveis ao surgimento da catarata.